Organizadores: Hélder Spínola & Sílvia Mateus Carreira
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
Revisão editorial: Luís Sousa e Carlos Diogo Pereira
ISBN: 978-989-54390-4-1
1.ª edição: janeiro de 2021
© Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa) e autores
Capítulo | Autor(es) | Download |
---|---|---|
Ensino das ciências – da didática à literacia | Sílvia Mateus Carreira | |
Entre a literacia e a cultura ambiental | Hélder Spínola | |
Quando a ciência dialoga com a vida no currículo | Jesus Maria Sousa | |
O Senso comum | Liliana Rodrigues & Fernando Correia | |
Aprender na prática: comunidades de prática e aprendizagem experimental | Fernando Luís de Sousa Correia & Liliana Rodrigues | |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores | Sónia Martins & Elsa Fernandes | |
O Papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramenta | Elsa Fernandes, Paula Cristina Lopes & Sónia Abreu | |
Imagem da ciência: um estudo com professores de Luanda | Eufrásia Victor; Maria Costa; Alice Mendonça & Jorge Bonito | |
O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno | Élvio Rúbio Gouveia; Helder Lopes; Ana Rodrigues; Bruna Gouveia; Romualdo Caldeira; Rúben Freitas; Ricardo Alves; Ana Correia; Hélio Antunes; Adilson Marques; Matthias Kliegel & Andreas Ihle |
|
Construindo a literacia científica: articulação entre a prática pedagógica e o ensino experimental das ciências | Adérita Fernandes & Bárbara Pereira | |
O apoio tecnológico à adoção de um estilo de vida ativo e sustentável | Helder Lopes; Élvio Gouveia; Ana Correia; Ricardo Alves; Catarina Fernando; João Prudente; Hélio Antunes & Ana Rodrigues |
|
Contributo das tecnologias na promoção de uma literacia para a saúde | Ana Rodrigues; Élvio Gouveia; Ana Correia; Hélio Antunes; Ricardo Alves & Helder Lopes |
|
Sustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível? | Valdemar Sousa & Ana França | |
A expressão artística sob o olhar da educação ambiental | Natalina Santos & Ana França | |
“Quero fazer experiências e descobrir coisas sobre os tubarões, baleias e outros peixes.”… ou a abordagem experimental das ciências na educação de infância. Conhecer o mundo para o cuidar | Guida Mendes | |
A metodologia de trabalho de projeto no jardim de infância: percursos de promoção da literacia científica | Fabiana Fernandes & Gorete Pereira | |
Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e o combate à iliteracia | José Xavier Dias | |
A cidade como espaço educador | Madalena Nunes & Iolanda Lucas | |
O contributo do Parque Ecológico do Funchal para a literacia científica | João Nunes; Olga Camacho & Carlos Silva | |
O papel do Observatório Oceânico da madeira na promoção da literacia do oceano | Sónia Costa & Rui Caldeira | |
Copyright CIE-UMa .