LITERACIA CIENTÍFICA: ENSINO, APRENDIZAGEM E QUOTIDIANO

Organizadores: Hélder Spínola & Sílvia Mateus Carreira
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
Revisão editorial: Luís Sousa e Carlos Diogo Pereira
ISBN: 978-989-54390-4-1
1.ª edição: janeiro de 2021
© Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa) e autores

Descarregar versão completa
Capítulo Autor(es) Download
Ensino das ciências – da didática à literacia Sílvia Mateus Carreira PDF
Entre a literacia e a cultura ambiental Hélder Spínola PDF
Quando a ciência dialoga com a vida no currículo Jesus Maria Sousa PDF
O Senso comum Liliana Rodrigues & Fernando Correia PDF
Aprender na prática: comunidades de prática e aprendizagem experimental Fernando Luís de Sousa Correia & Liliana Rodrigues PDF
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores Sónia Martins & Elsa Fernandes PDF
O Papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramenta Elsa Fernandes, Paula Cristina Lopes & Sónia Abreu PDF
Imagem da ciência: um estudo com professores de Luanda Eufrásia Victor; Maria Costa; Alice Mendonça & Jorge Bonito PDF
O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno Élvio Rúbio Gouveia; Helder Lopes;
Ana Rodrigues; Bruna Gouveia;
Romualdo Caldeira; Rúben Freitas; Ricardo Alves; Ana Correia; Hélio Antunes; Adilson Marques; Matthias Kliegel & Andreas Ihle
PDF
Construindo a literacia científica: articulação entre a prática pedagógica e o ensino experimental das ciências Adérita Fernandes & Bárbara Pereira PDF
O apoio tecnológico à adoção de um estilo de vida ativo e sustentável Helder Lopes; Élvio Gouveia; 
Ana Correia; Ricardo Alves; 
Catarina Fernando; João Prudente; Hélio Antunes & Ana Rodrigues
PDF
Contributo das tecnologias na promoção de uma literacia para a saúde Ana Rodrigues; Élvio Gouveia;
Ana Correia; Hélio Antunes;
Ricardo Alves & Helder Lopes
PDF
Sustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível? Valdemar Sousa & Ana França PDF
A expressão artística sob o olhar da educação ambiental Natalina Santos & Ana França PDF
“Quero fazer experiências e descobrir coisas sobre os tubarões, baleias e outros peixes.”… ou a abordagem experimental das ciências na educação de infância. Conhecer o mundo para o cuidar Guida Mendes PDF
A metodologia de trabalho de projeto no jardim de infância: percursos de promoção da literacia científica Fabiana Fernandes & Gorete Pereira PDF
Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e o combate à iliteracia José Xavier Dias PDF
A cidade como espaço educador Madalena Nunes & Iolanda Lucas PDF
O contributo do Parque Ecológico do Funchal para a literacia científica João Nunes; Olga Camacho & Carlos Silva PDF
O papel do Observatório Oceânico da madeira na promoção da literacia do oceano Sónia Costa & Rui Caldeira PDF

Copyright CIE-UMa .