FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Contributos da investigação

14-15 dezembro 2023
Auditório do Colégio dos Jesuítas

Textos para publicação

NOVA DATA !


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Modelo para submissão de textos

As mudanças impostas pelos avanços tecnológicos exigem dos cidadãos competências diferentes das que eram necessárias para uma cidadania bem-sucedida outrora. A investigação tem mostrado que é importante mudar práticas de ensino nas salas de aula e consequentemente, urge mudar práticas de formação de professores. Estamos perante novos desafios que exigem respostas novas que possam promover nas escolas e nas salas de aula novas formas de ensinar e aprender. Afinal, o foco da formação dos professores, são os alunos e a melhoria dos processos de ensino/aprendizagem.

A esta questão, que sempre foi uma preocupação dos formadores de professores, aliou-se, nos últimos anos, a falta de professores em Portugal, com maior incidência em alguns grupos de docência e trouxe a reboque a necessidade de se repensar a formação dos futuros docentes e até da possibilidade de, em “desespero de causa”, encontrar alternativas que possibilitem a sua mobilidade entre os diferentes ciclos e a reconversão de alguns profissionais de outras áreas que através de mecanismos, ainda pouco claros para alguns de nós, possam adquirir, de ‘forma rápida’, habilitação para a docência.


Criaram-se comissões, existem propostas, promoveu-se alguma auscultação junto daqueles que estão diretamente implicados na formação de professores - as Universidades e Escolas Superiores de Educação -, ouviram-se as associações profissionais e sindicais de professores, mas continuamos sem perceber para onde vamos. Temos consciência que, citando Hargreaves (2000), “O ensino já não é o que era, nem a aprendizagem profissional requerida para se ser professor e para se desenvolver profissionalmente ao longo dos anos”.


Reconhecemos que, nos últimos anos, muita investigação sobre a formação de professores tem sido realizada e esta tem contribuindo, consideravelmente, para a identificação das grandes questões que hoje se colocam e propondo uma reflexão conjunta sobre a procura de soluções. Que docentes estamos a formar hoje? Que professores queremos formar? Para que Escola queremos formar? Queremos mudanças? Se sim, quais?


O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), ciente da importância desta temática, da sua pertinência e porque se integra numa Universidade com tradição na formação dos docentes, entendeu que chegou o momento de dedicar o seu XIX Colóquio, a esta matéria. Vamos ouvir especialistas, vamos ouvir todos os que de alguma forma contribuem para a formação, sem esquecer os estudantes, e criar massa crítica ativa.

Programa

Conferências

Comissão Organizadora

Fernando Correia (Org.)

Elsa Fernandes (Org.)

Ana França Kot-Kotecki

Carlos Fino

Cristina Lopes

Énio Freitas

Gorete Pereira

Jesus Maria Sousa

Leonardo Vares

Liliana Rodrigues

Maria José Camacho

Nuno Fraga

Sónia Martins

Sónia Abreu

Valdemar Sousa

Comissão Científica

Adérita Fernandes

Alice Mendonça

Ana Cristina Duarte

Ana França Kot-Kotecki

Ana Isabel Gouveia

Arnaldo Fonseca

Carla Gonçalves

Carlos Fino

Cristina Lopes

Darlinda Moreira

Elsa Fernandes

Fernanda Gouveia

Fernando Correia

Gorete Pereira

Guida Mendes

Hélder Spínola

Jesus Maria Sousa

Liliana Rodrigues

Maria João Cardona

Maria José Camacho

Natalina Cristóvão

Nuno Fraga

Paulo Brazão

Rogéria Soares

Sílvia Carreira

Sofia Silva

Sónia Galinha

Sónia Martins

Valdemar Sousa