Textos para publicação
Os textos completos para publicação devem ser submetidos até 31 janeiro 29 de fevereiro de 2024, seguindo as normas APA (guia)
(ferramenta).
Por favor descarregue o modelo abaixo e envie-o devidamente preenchido para cie.admin@mail.uma.pt.
As mudanças impostas pelos avanços tecnológicos exigem dos cidadãos competências diferentes das que eram necessárias para uma cidadania bem-sucedida outrora. A investigação tem mostrado que é importante mudar práticas de ensino nas salas de aula e consequentemente, urge mudar práticas de formação de professores. Estamos perante novos desafios que exigem respostas novas que possam promover nas escolas e nas salas de aula novas formas de ensinar e aprender. Afinal, o foco da formação dos professores, são os alunos e a melhoria dos processos de ensino/aprendizagem.
A esta questão, que sempre foi uma preocupação dos formadores de professores, aliou-se, nos últimos anos, a falta de professores em Portugal, com maior incidência em alguns grupos de docência e trouxe a reboque a necessidade de se repensar a formação dos futuros docentes e até da possibilidade de, em “desespero de causa”, encontrar alternativas que possibilitem a sua mobilidade entre os diferentes ciclos e a reconversão de alguns profissionais de outras áreas que através de mecanismos, ainda pouco claros para alguns de nós, possam adquirir, de ‘forma rápida’, habilitação para a docência.
Criaram-se comissões, existem propostas, promoveu-se alguma auscultação junto daqueles que estão diretamente implicados na formação de professores - as Universidades e Escolas Superiores de Educação -, ouviram-se as associações profissionais e sindicais de professores, mas continuamos sem perceber para onde vamos. Temos consciência que, citando Hargreaves (2000), “O ensino já não é o que era, nem a aprendizagem profissional requerida para se ser professor e para se desenvolver profissionalmente ao longo dos anos”.
Reconhecemos que, nos últimos anos, muita investigação sobre a formação de professores tem sido realizada e esta tem contribuindo, consideravelmente, para a identificação das grandes questões que hoje se colocam e propondo uma reflexão conjunta sobre a procura de soluções. Que docentes estamos a formar hoje? Que professores queremos formar? Para que Escola queremos formar? Queremos mudanças? Se sim, quais?
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), ciente da importância desta temática, da sua pertinência e porque se integra numa Universidade com tradição na formação dos docentes, entendeu que chegou o momento de dedicar o seu XIX Colóquio, a esta matéria. Vamos ouvir especialistas, vamos ouvir todos os que de alguma forma contribuem para a formação, sem esquecer os estudantes, e criar massa crítica ativa.
Conferências
Comissão Organizadora
Fernando Correia (Org.)
Elsa Fernandes (Org.)
Ana França Kot-Kotecki
Carlos Fino
Cristina Lopes
Énio Freitas
Gorete Pereira
Jesus Maria Sousa
Leonardo Vares
Liliana Rodrigues
Maria José Camacho
Nuno Fraga
Sónia Martins
Sónia Abreu
Valdemar Sousa
Comissão Científica
Adérita Fernandes
Alice Mendonça
Ana Cristina Duarte
Ana França Kot-Kotecki
Ana Isabel Gouveia
Arnaldo Fonseca
Carla Gonçalves
Carlos Fino
Cristina Lopes
Darlinda Moreira
Elsa Fernandes
Fernanda Gouveia
Fernando Correia
Gorete Pereira
Guida Mendes
Hélder Spínola
Jesus Maria Sousa
Liliana Rodrigues
Maria João Cardona
Maria José Camacho
Natalina Cristóvão
Nuno Fraga
Paulo Brazão
Rogéria Soares
Sílvia Carreira
Sofia Silva
Sónia Galinha
Sónia Martins
Valdemar Sousa