Organizadores: Liliana Rodrigues & Paulo Brazão
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
1.ª Ed.: dezembro de 2009
ISBN: 978-989-95857-2-0
| Capítulo | Autor(es) | |
|---|---|---|
| Nota de apresentação | Liliana Rodrigues & Paulo Brazão | |
| Ensino Superior: Valor Económico e Financiamento | Pedro Telhado Pereira | |
| Ensino Profissional: O Estigma da Cabeça Mais que as Mãos | Liliana Rodrigues | |
| Investigação em Inovação Pedagógica no CIE-UMa: Estudo Etnográfico sobre Weblogs, Aprendizagem e Cultura da Escola | Paulo Brazão | |
| Políticas de Educação: Modelo Alternativo de Governação da Educação | Joaquim Azevedo | |
| O Direto à Educação: Entre o Discurso e a Prática | Jesus Maria Sousa | |
| Abandono Escolar: Conhecer para Prevenir | Cláudia Nóbrega & Sandra Baptista | |
| Inovação Curricular: Um Imperativo da Lei de Bases do Sistema Educativo | Carla Patrícia Santos | |
| Agenda Política Nacional para a Educação de Adultos até Meados dos Anos 80: Uma História de Avanços e Recuos | Rosanna Barros | |
| Causas de Sucesso e Fatores de Abandono Escolar: O Contributo do Desporto | Jorge Soares, Hélder Lopes & Hélio Antunes | |
| Educação para os Media em Portugal: (Novos) Contextos e Políticas | Luís Pereira, Sara Pereira & Manuel Pinto | |
| O que Pensam os Alunos de Enfermagem do Alentejo da Qualidade do Ensino: Um Estudo Exploratório | Jorge Bonito, Vítor Trindade, José Saragoça, Hugo Rebelo & Adelinda Candeias | |
| A Dimensão Europeia da Educação: Percursos Alternativos de Acolhimento | Nuno Fraga & Jesus Maria Sousa | |
| Contributo Epistemológico para a Compreensão do Insucesso Escolar | Alice Mendonça | |
| Inovação e Invariante (Cultural) | Carlos Nogueira Fino | |
| A Cooperação como um Cenário para o Futuro | Zorayda Freitas | |
| O Acompanhamento Individualizado do Aluno na Promoção do Sucesso Escolar | Ana Cristina Duarte & Gonçalo Ramos | |
| O Fenómeno das Explicações: Políticas Educativas, Sucesso Escolar e seus Determinantes | António Bento | |
| O Legado do Sucesso: Reconstruir no Caos da Arena Política | Klara Fernandes | |
| Organização Escolar e Comunidades de Aprendizagem: Construção de uma Política Educativa Participada e Contextualizada | Rui Reis Quaresma | |
| Não Escolarizem a Expressão Dramática: Uma Reflexão sobre a Vivência desta Forma de Expressão enquanto Atividade Autêntica | Ana França & Paulo Brazão | |
| A Promoção do Sucesso Escolar junto das Crianças Maltratadas | Débora Fernandes | |
| Os Avós como Fator de Promoção do Sucesso Escolar | Mécia Melo & Guida Mendes | |
| Projetos em Ação no Ensino Superior: Um Percurso de Práticas Convergentes com o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna | Conceição Sousa & Paulo Brazão | |
| Computadores na Escola: Ferramentas para a Mudança ou "Mais do Mesmo" com Máscara Tecnológica? | Fernando Correia | |

© CIE-UMa