Organizadores: António Bento & Alice Mendonça
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
1.ª Ed.: junho de 2010
ISBN: 978-989-95857-0-6
| Capítulo | Autor(es) | |
|---|---|---|
| Nota de Apresentação | António Bento & Alice Mendonça | |
| As Tecnologias Políticas de Reforma e a Luta pela Fabricação da Alma dos Professores | António Teodoro | |
| A Reforma Educativa dos Adultos | Alice Mendonça | |
| Desafios à Liderança em Contextos de Mudança | António Bento | |
| Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências | Susana Cristina Pinto | |
| O Educador Construtor do Currículo | Ana França & Guida Mendes | |
| Formar Professores para o Ensino em Meio Prisional | José Reis-Jorge | |
| A Prática Social, a Tecnologia e a Construção do Currículo | Paulo Brazão | |
| Liderança Escolar: Qualidade que se Aprende e Desenvolve | Ana Libório, Sofia Silva, Vanda Oliveira & Nuno Fraga | |
| Liderança Contigencial: Os Estilos de Liderança de um Grupo de Professores do Ensino Básico e Secundário | António Bento | |
| Matriosca: A Pedagogia Escolar e o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) | Fernando Figueiredo | |
| O Genoma Educacional e o Paradigma da Clonagem | Ana Kauppila | |
| Da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida: O que Mudou na Educação de Adultos Hodierna? | Rosanna Barros | |
| A Supervisão Pedagógica Enquanto Escrutínio do Real | Liliana Rodrigues | |
| VIRTU@L_PCT: Revolução da Gestão Curricular na Sala de Aula | Fernanda Rodrigues | |
| Supervisão (Super Visão): Uma Experiência | Fátima Belo | |
| Necessidades de Formação dos Supervisores Cooperantes | Luzia Almeida | |
| As Artes Plásticas e a Poesia: A Interdisciplinaridade enquanto Espaço Gerador de Novas Práticas Educativas | Ana Ferreira & Maria Pestana | |
| Aprendizagem Colaborativa | Guida Mendes | |
| O E-Learning na Nova Geração | Ana Escórcio, Maria Sousa, Fátima Costa, Luís Loureiro, Helena Pereira & Luís Silva | |
| Inovação Pedagógica: Significado e Campo de Investigação | Carlos Fino | |
| O Desenvolvimento Profissional dos Educadores de Infância face à Inovação | Guida Mendes & Ana França | |

© CIE-UMa