Organizadores: Maria José Camacho e Sónia Martins
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
1.ª Ed.: janeiro de 2022
ISBN: 978-989-54390-6-5
DOI: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022camachomartins
Capítulo | Autor(es) | |
---|---|---|
Paulo Freire e a Construção de uma Pedagogia do Tempo Presente | Afonso Scocuglia | |
Por uma Educação Matemática Libertadora no Século XXI | Sónia Martins | |
Inclusão: Retocar o Sonho que Dita o Caminhar | Maria José Camacho | |
A Filosofia como Discurso, Intervenção e Liberdade | Liliana Rodrigues & Fernando Correia | |
A Educação Não-formal como um Espaço de Liberdade | Liliana Melim & Liliana Rodrigues | |
A Pedagogia do Oprimido Ambiental | Hélder Spínola | |
Educação e Cidadania: Leitura de Paulo Freire com Vista a uma Ecopedagogia | Valdemar Sousa | |
O Papel do Erasmus+ na Promoção e no Desenvolvimento dos Direitos Humanos | Bárbara Pereira & Liliana Rodrigues | |
A Alegria de Aprender na Transição Pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | Adérita Fernandes & Fernando Correia | |
A Didática Crítica no Ensino de História e Património Cultural | Janaina Mello | |
O Papel de Paulo Freire no Currículo para o Desenvolvimento Comunitário | Jesus Maria Sousa | |
On Developing Critical Thinking: A Narrative Overview | Andreea Buzduga & Liliana Rodrigues | |
Educar para a Felicidade: Um Grande Desafio para a Educação | Ricardo Alves, Ana Rodrigues, Élvio Gouveia, Ana Correia, Hélio Antunes & Helder Lopes | |
Desafios Educacionais em Tempo de COVID-19: Contributos do Pensamento de Paulo Freire | Cristina Zukowsky-Tavares, Natália Silva, Vitória Alencar, Thiago Cardoso, Derson Lopes-Jr. & Jorge Bonito | |
A Personalização do Processo Pedagógico: O Diálogo Professor-aluno | Helder Lopes, Ana Rodrigues, Ana Correia, Ricardo Alves, Catarina Fernando, João Prudente, Hélio Antunes & Élvio Gouveia | |
A Personalização da Aprendizagem nas Atividades Desportivas de Adaptação ao Meio | Catarina Fernando, António Vicente & Helder Lopes | |
A Excelência no Ensino: O Papel do Professor na Transformação do Aluno | Hélio Antunes, Ana Rodrigues, Ricardo Alves, Ana Luísa Correia, Élvio Rubio & Helder Lopes | |
Os Saberes da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, Ressignificados na Concepção de Omnilateralidade e nas Bases da Educação Profissional e Tecnológica do Curso de Mestrado PROFEPT do IFBA | Maria Luz Santos | |
Lourenço e a Esperança | Guida Mendes | |
Educação e Política: O Legado Freiriano no Palimpsesto Reformista em Portugal (2016-2020) | Gorete Pereira, Fernanda Gouveia, Ana Isabel Gouveia, Nuno Fraga & Sofia Silva | |
Currículo de Ciências: Para uma Educação Transformadora em Comunidade | Sílvia Carreira & Ana França Kot-Kotecki | |
A Utopia de Paulo Freire e os Caminhos da Flexibilidade Curricular na Comunidade Educativa | Ana França Kot-Kotecki & Natalina Santos | |
Paulo Freire: O Legado de uma Pedagogia Nobre | Mariana Estrela | |
A Construção de um Parque Eólico: Potencialidades e Desafios na Formação de Professores | Elsa Fernandes, Paula Cristina Lopes & Sónia Abreu | |
Consciência Crítica e Marketing Social | Carlos Oliveira Santos & Luísa Godinho | |
© CIE-UMa