Organizadores: Liliana Rodrigues e Jesus Maria Sousa
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
1.ª Ed.: setembro de 2023
ISBN: 978-989-54390-7-2
DOI: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023rodriguesousa
| Capítulo | Autor(es) | |
|---|---|---|
| O Papel da Educação no Empoderamento da Pessoa | Jesus Maria Sousa | |
| Educação e Intervenção Comunitária | Liliana Rodrigues | |
| Inserção Social: Desafios Comunitários de Vulnerabilidades | Gilberto Moura | |
| Educação Profissional nas Prisões: Experiência e Ideias de Portugal para Solução da Crise do Sistema Prisional do Brasil | Georges Rocha & Liliana Rodrigues | |
| Gestão dos Espaços e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica durante a Pandemia de COVID-19 | Georges Rocha, Lucas Ribeiro & Luzia Matos Mota | |
| Espaços e Tempos da Intervenção Comunitária | Sofia Silva, Nuno Fraga & Glória Gonçalves | |
| Educação, Trabalho, Desenvolvimento Comunitário e Práticas Sociais | Maria Luz Santos | |
| Espaço Político, Educação e Coesão Social: A Implantação da Rede do Ensino Primário nos Finais do Antigo Regime | José Subtil | |
| A Inclusão no Erasmus+ | Bárbara Pereira | |
| Com Prestige ou da Falta Dele | Jorge Bonito | |
| Educação e Desenvolvimento: Um Embrião nas Práticas Pedagógicas Participativas | Guida Mendes | |
| A Didática das Ciências como Ferramenta de Desenvolvimento Comunitário | Sílvia Carreira & Hélder Spínola | |
| Comunidades de Educação Ambiental | Hélder Spínola & Sílvia Carreira | |
| A Creche, Serviço de Educação e de Cuidados Promotor do Desenvolvimento das Crianças | Mariana Estrela | |
| Educação em Contexto Prisional | Emanuel Petito & Liliana Rodrigues | |
| As Instituições Culturais como Espaços Promotores de Educação e Inclusão: As Expressões Artísticas em Diálogo | Ana França Kot-Kotecki, Natalina Cristóvão & Valdemar Sousa | |
| Diferenciação Pedagógica: Uma Porta para a Inclusão | Yenny Sá & Maria José Camacho | |
| Escola e Comunidade: Uma Parceria Essencial a uma Educação de Qualidade | Fernanda Gouveia & Gorete Pereira | |
| A Escola e a Educação Física na Promoção de uma Comunidade Inclusiva | Ana Rodrigues, Ricardo Alves, Hélder Lopes, Élvio Gouveia & Hélio Antunes | |
| Inclusão e Equidade: Mediadores e Protagonistas | Maria José Camacho & Ana Isabel Monteiro | |
| Percursos Inclusivos: Diálogos entre a Teoria e a Prática | Adérita Fernandes & Fernando Correia | |
| Violências Sexuais a Crianças e Adolescentes: A Ética do Cuidado Familiar e Educacional em Pauta | Rogéria Soares & Maria Furtado Bastos | |
| A Escola e a Integração no Meio: A Educação Física como Instrumento de Atuação | Hélder Lopes, Élvio Gouveia, Ana Rodrigues, Ana Correia & Hélio Antunes | |
| O Prenúncio de uma Política Nacional de Alimentação Escolar na Embrionária Educação Profissional no Brasil | Isis Costa D'Eça & Georges Rocha | |
| Saúde Mental das Pessoas com Problemas de Uso de Substância Psicoativa | Maria Furtado Bastos, Rogéria Soares & Sidclay Souza | |
| Projeto de Extensão em Pediatria: Relevância na Formação do Aluno de Medicina e sua Aplicabilidade para a População | José Vilarim, Angela Mendonça & José Albano Moura | |

© CIE-UMa