Organizadores: Maria José Camacho e Sónia Martins
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
Editora: Imprensa Académica
Revisão editorial: Luís Sousa e Carlos Diogo Pereira
ISBN: 978-989-54390-6-5
1.ª edição: janeiro de 2022
© Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa) e autores
DOI: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022camachomartins
Capítulo | Autor(es) | Download |
---|---|---|
Paulo Freire e a construção de uma pedagogia do tempo presente | Afonso Scocuglia | |
Por uma educação matemática libertadora no século XXI | Sónia Martins | |
Inclusão: retocar o sonho que dita o caminhar | Maria José de Jesus Camacho | |
A Filosofia como discurso, intervenção e liberdade | Liliana Rodrigues & Fernando Correia | |
A educação não-formal como um espaço de liberdade | Liliana Melim e Liliana Rodrigues | |
A pedagogia do oprimido ambiental | Hélder Spínola | |
Educação e cidadania: leitura de Paulo Freire com vista a uma ecopedagogia | Valdemar Sousa | |
O papel do Erasmus+ na promoção e no desenvolvimento Direitos Humanos | Bárbara Pereira e Liliana Rodrigues | |
A alegria de aprender na transição pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | Adérita Fernandes e Fernando Correia | |
A didática crítica no ensino de História e Patrimônio Cultural | Janaina Cardoso de Mello | |
O papel de Paulo Freire no Currículo para o desenvolvimento comunitário | Jesus Maria Sousa | |
On developing critical thinking: a narrative overview | Andreea Buzduga e Liliana Rodrigues | |
Educar para a felicidade: um grande desafio para a educação | Ricardo Alves, Ana Rodrigues, Élvio Gouveia, Ana Correia, Hélio Antunes e Helder Lopes | |
Desafios educacionais em tempo de COVID-19: contributos do pensamento de Paulo Freire | Cristina Zukowsky-Tavares, Natália Silva, Vitória Alencar, Thiago Cardoso, Derson Lopes-Jr. e Jorge Bonito | |
A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-aluno | Helder Lopes, Ana Rodrigues, Ana Correia, Ricardo Alves, Catarina Fernando, João Prudente, Hélio Antunes e Élvio Gouveia | |
A personalização da aprendizagem nas atividades desportivas de adaptação ao meio | Catarina Fernando, António Vicente e Helder Lopes | |
A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do aluno | Hélio Antunes, Ana Rodrigues, Ricardo Alves, Ana Luísa Correia, Élvio Rubio e Helder Lopes | |
Os saberes da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, ressignificados na concepção de omnilateralidade e nas bases da Educação Profissional e Tecnológica do curso de Mestrado PROFEPT do IFBA | Maria de Fátima Luz Santos | |
Lourenço e a Esperança | Guida Mendes | |
Educação e Política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020) | Gorete Pereira, Fernanda Gouveia, Ana Isabel Gouveia, Nuno Fraga e Sofia Silva | |
Currículo de Ciências – para uma (educ)ação transformadora em comunidade | Sílvia Mateus Carreira e Ana França Kot-Kotecki | |
A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa | Ana França Kot-Kotecki e Natalina Santos | |
Paulo Freire, o legado de uma pedagogia nobre | Mariana Estrela | |
A construção de um parque eólico: Potencialidades e desafios na formação de professores | Elsa Fernandes, Paula Cristina Lopes e Sónia Abreu | |
Consciência Crítica e Marketing Social | Carlos Oliveira Santos e Luísa Godinho | |
Copyright CIE-UMa .