PAULO FREIRE E A SUA PEDAGOGIA:
Crítica, Resistência e Utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)

Organizadores: Maria José Camacho e Sónia Martins
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
Editora: Imprensa Académica
Revisão editorial: Luís Sousa e Carlos Diogo Pereira
ISBN: 978-989-54390-6-5
1.ª edição: janeiro de 2022
© Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa) e autores

DOIhttps://doi.org/10.34640/universidademadeira2022camachomartins

Descarregar versão completa
Capítulo Autor(es) Download
Paulo Freire e a construção de uma pedagogia do tempo presente Afonso Scocuglia PDF
Por uma educação matemática libertadora no século XXI Sónia Martins PDF
Inclusão: retocar o sonho que dita o caminhar Maria José de Jesus Camacho PDF
A Filosofia como discurso, intervenção e liberdade Liliana Rodrigues & Fernando Correia PDF
A educação não-formal como um espaço de liberdade Liliana Melim e Liliana Rodrigues PDF
A pedagogia do oprimido ambiental Hélder Spínola PDF
Educação e cidadania: leitura de Paulo Freire com vista a uma ecopedagogia Valdemar Sousa PDF
O papel do Erasmus+ na promoção e no desenvolvimento Direitos Humanos Bárbara Pereira e Liliana Rodrigues PDF
A alegria de aprender na transição pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico Adérita Fernandes e Fernando Correia PDF
A didática crítica no ensino de História e Patrimônio Cultural Janaina Cardoso de Mello PDF
O papel de Paulo Freire no Currículo para o desenvolvimento comunitário Jesus Maria Sousa PDF
On developing critical thinking: a narrative overview Andreea Buzduga e Liliana Rodrigues PDF
Educar para a felicidade: um grande desafio para a educação Ricardo Alves, Ana Rodrigues, Élvio Gouveia, Ana Correia, Hélio Antunes e Helder Lopes PDF
Desafios educacionais em tempo de COVID-19: contributos do pensamento de Paulo Freire Cristina Zukowsky-Tavares, Natália Silva, Vitória Alencar, Thiago Cardoso, Derson Lopes-Jr. e Jorge Bonito PDF
A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-aluno Helder Lopes, Ana Rodrigues, Ana Correia, Ricardo Alves, Catarina Fernando, João Prudente, Hélio Antunes e Élvio Gouveia PDF
A personalização da aprendizagem nas atividades desportivas de adaptação ao meio Catarina Fernando, António Vicente e Helder Lopes PDF
A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do aluno Hélio Antunes, Ana Rodrigues, Ricardo Alves, Ana Luísa Correia, Élvio Rubio e Helder Lopes PDF
Os saberes da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, ressignificados na concepção de omnilateralidade e nas bases da Educação Profissional e Tecnológica do curso de Mestrado PROFEPT do IFBA Maria de Fátima Luz Santos PDF
Lourenço e a Esperança Guida Mendes PDF
Educação e Política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020) Gorete Pereira, Fernanda Gouveia, Ana Isabel Gouveia, Nuno Fraga e Sofia Silva PDF
Currículo de Ciências – para uma (educ)ação transformadora em comunidade Sílvia Mateus Carreira e Ana França Kot-Kotecki PDF
A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa Ana França Kot-Kotecki e Natalina Santos PDF
Paulo Freire, o legado de uma pedagogia nobre Mariana Estrela PDF
A construção de um parque eólico: Potencialidades e desafios na formação de professores Elsa Fernandes, Paula Cristina Lopes e Sónia Abreu PDF
Consciência Crítica e Marketing Social Carlos Oliveira Santos e Luísa Godinho PDF

Copyright CIE-UMa .