Conferência: “La UNESCO y los futuros de la educacional superior hasta 2050. Por una ampliación Del derecho a la educación que incluya a la educación superior”
O 5.º Comparativamente com a conferência do Professor Luis Lázaro Lorente da Universidade de Valência (Espanha) com o título “La UNESCO y los futuros de la educacional superior hasta 2050. Por una ampliación Del derecho a la educación que incluya a la educación superior” realizar-se-á no dia 12 de dezembro de 2025, às 14:30, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira.
A conferência, organizada com o apoio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), integra o ciclo de conferências “Comparativamente”, da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE-SEC).
A participação é gratuita mediante inscrição prévia através do formulário disponível em https://forms.gle/D83kkMmRsxEN5edu7 ou no Código QR. No ato de inscrição, os interessados deverão selecionar a modalidade de participação (presencial ou on-line).
Com início em abril de 2025, o ciclo “Comparativamente” da SPCE-SEC reúne académicos, investigadores, professores e estudantes interessados nas dinâmicas da educação em contextos variados, nacionais e internacionais, regionais e locais. Cada sessão é uma oportunidade para discutir temas emergentes, locais e globais, refletindo sobre práticas educativas e pedagógicas, políticas públicas de educação e desafios e oportunidades para a educação nos diferentes países e regiões, com um olhar particular para Portugal. Assumindo uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, a iniciativa promove o diálogo e a partilha de conhecimento entre especialistas, reforçando o papel da Educação Comparada como um campo essencial na compreensão das complexidades e transformações educativas à escala mundial. Atualmente, a Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação é coordenada pelo Prof. Doutor Nuno Fraga, docente da Faculdade de Ciências Sociais da UMa e responsável pela linha de investigação de Administração Educacional do CIE-UMa.
