Os resultados da investigação do CIE-UMa traduzem-se em livros, capítulos de livros, publicações nacionais e internacionais, comunicações em conferências e teses de mestrado e doutoramento.

Livros

  • Kot-Kotecki, A. F., & Fino, C. N. (Orgs). Lições da Pandemia (no prelo).
  • Rodrigues, L., & Sousa, J. M. (Orgs) (2023). Educação e Desenvolvimento Comunitário.
  • Fino, C. N. (2023). Entrevista com o ChatGPT: O que um Chatbot em Construção sabe de Educação, Currículo e Inovação Pedagógica.
  • Camacho, M. J., & Martins, S. (Orgs.) (2022). Paulo Freire e a sua Pedagogia: Crítica, Resistência e Utopia.
  • Carreira, S., & Spínola, H. (Orgs.) (2021). Literacia Científica: Ensino, Aprendizagem e Quotidiano.
  • Sousa, J. M. (Org.) (2020). Avaliação (Externa) da Qualidade do Ensino Superior e Autonomia Científica: Tensões e Desafios.
  • Duarte, A. C., & Cristóvão, N. (Orgs.) (2020). Educação Artes Cultura: Discursos e Práticas.
  • Fraga, N. (Org.) (2019). O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis.
  • Rodrigues, L., & Fraga, N. (Orgs.) (2018). Europa Educação Cidadania.
  • Fino, C. N., & Sousa, J. M. (Orgs.) (2017). (Contra)tempos de Educação e Democracia Evocando John Dewey.
  • Gouveia, F., & Pereira, G. (Orgs.) (2016). Didática e Matética.
  • Fraga, N., & Kot-Kotecki, A. F. (Orgs.) (2015). A Escola Restante.
  • Correia, F. (Org.) (2014). Estado Mínimo Escola Mínima.
  • Mendonça, A. (Org.) (2013). O Futuro da Escola Pública.
  • Bento, A. (Org.) (2012). A Escola em Tempo de Crise: Oportunidades e Constrangimentos.
  • Fino, C. N., & Sousa, J. M. (Orgs.) (2011). Pesquisar para Mudar (a Educação).
  • Fino, C. N. (Org.) (2011). Etnografia da Educação.
  • Bento, A., & Mendonça, A. (Orgs.) (2010). Educação em Tempo de Mudança.
  • Rodrigues, L., & Brazão, P. (Orgs.) (2009). Políticas Educativas: Discursos e Práticas.
  • Escallier, C., & Veríssimo, N. (Orgs.) (2008). Educação e Cultura.
  • Sousa, J. M., & Fino, C. N. (Orgs.) (2007). A Escola Sob Suspeita.

Livros disponíveis online: https://cie.uma.pt/publications

Capítulos de livros

  • Barros, D., & Moreira, D. (2022). Posfácio: Da escola para o mundo, do mundo para escola. In R. Sanches-Rosa, D. Farias, T. D. Berton, C. L. Asinelli-Luz & D. M. Moreira (Orgs.), Da escola para o mundo, do mundo para a escola, 1, 7-11. Livrologia Editor. https://doi.org/10.52139/livrologia9786586218985
  • Brazão, P. (2022). Prefácio. In T. N. Santana, J. P. Sousa, G. N. Penha, C. M. Freire & R. A. Lima (Orgs), Cultura visual, letramentos e tecnologias: leituras plurais (p. 11). http://www.cult-vi.uneb.br/wp-content/uploads/2022/04/CULTURA-VISUAL.pdf
  • Fernandes, D., & Correia, F. (2022). Desenvolvimento Curricular e Ciência Cidadã: Caminhos Cocriados. In A. Cardoso et al. (Orgs.) Livro de Atas do VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (pp. 24-31). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/3epr-2g28
  • Freitas, G., Ribeiro, M., Rodrigues, L., & Correia, F. (2022). Simulação clínica em enfermagem: Inovar para melhores cuidados à comunidade. In S. Navarro & G. Juarez (Eds.), Ciências Humanas: Estudos para uma visão holística da sociedade (pp.142-153). Editora Artemis.
  • Freitas, G., Sousa, J. M., & Rodrigues, L. (2022). Educação para a proteção civil: políticas e práticas em Portugal. In Rev. Pemo., 4, 1-13. https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9145
  • Mendonça, A. (2022). O Homem no Arquipélago: dos primórdios ao início do século XX. In C. Trindade, L. A. Paolinelli & P. Perneta (Orgs), Lugares Pioneiros. A Construção das Cidades Globais: Cultura, Religião, Ciência, Inovação e Empatia. Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Moreira, D., Asinelli-Luz, A., & Rosa, R. S. (2022). Apresentação: Da escola para o mundo, do mundo para a escola. In R. Sanches-Rosa, D. Farias, T. D. Berton, C. L. Asinelli-Luz & D. M. Moreira (Orgs.), Da escola para o mundo, do mundo para a escola, 1, 7-11. Livrologia Editor. https://doi.org/10.52139/livrologia9786586218985
  • Oliveira, R., & Cardona, M. J. (2022). Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade proeja: Avaliando ações de intervenção para apoio à permanência dos estudantes, investigar para intervir na administração educacional. Coleção – Formação e Investigação em Administração Educacional, 41-56. Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-54983-7-6. https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/3975
  • Rodrigues, L., & Fraga, N. (2022). Estado, politicidade e sentido da educação freiriana. In W. Sousa, M. Oliveira, N. Fraga, N. Lima, & F. Moreira (Eds.), A Escola em diálogo com Paulo Freire: Saberes e práticas de uma educação viável (pp. 69-89). Innovate Publicações.
  • Silva, S. & Fraga, N. (2022). Autonomia e flexibilidade curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeira. In H. Araújo e Sá & L. Morgado (Orgs.), Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social – vozes dos jovens investigadores (pp. 153-167). Universidade de Aveiro Editora. https://doi.org/10.48528/tr7a-j538
  • Silva, S., & Fraga, N. (2022). O aluno como agente e cocriador dos processos de aprendizagem: Uma narrativa a partir da voz de alunos de uma escola de 3.º ciclo do ensino básico da Madeira. In Livro de atas do VI ENJIE: Futuros da educação – Ciência cidadã e cocriação. Centro de Estudos em Educação e Inovação & Instituto Politécnico de Leiria (no prelo).
  • Soares, R., & Sousa, J. M. (2022). A responsabilidade social nos sistemas de regulação e avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil e em Portugal. In M. H. Araújo Sá & L. Morgado (Orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores (pp. 117-126). UA Editora. http://hdl.handle.net/10773/33065
  • Soares, R., & Sousa, J. M. (2022). A Responsabilidade Social nos Sistemas de Regulação e Avaliação da Qualidade do Ensino Superior no Brasil e em Portugal. In V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Livro de Atas (pp. 117-126). Universidade de Aveiro.
  • Cardona, M. J. (2021). Tempos de (des)esperança (Ou a história de como tenho vivido a covid 19). In J. Coloa (Org.), DES|CONFINAR 2.º MARÇO. Joaquim e Xisto Edições.
  • Cristóvão, N. (2021). Educação Artística na Região Autónoma da Madeira: Conquistas e desafios. In C. Gonçalves, N. Cristóvão & P. Esteireiro (Orgs.), Democratização da educação artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira (pp. 11-33). Edição Governo Regional da Madeira. ISBN: 978-972-90104-08.
  • Fraga, N., Pereira, G., Gouveia, F., & Cosme, A. (2021). (Re)inventar a avaliação numa escola em (trans)formação. In F. Moreira & N. Lima (Orgs.), Novos contextos de APRENDIZAGENS (pp. 32-92). Innovate Publicações. ISBN: 978-65-993030-3-6.
  • Gonçalves, C., Cristóvão, N., & Esteireiro, P. (2021). Atividades de enriquecimento curricular: O projeto Modalidades Artísticas. In C. Gonçalves, N. Cristóvão & P. Esteireiro (Orgs.), Democratização da educação artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira (pp. 83-105). Edição Governo Regional da Madeira. ISBN: 978-972-90104-08.
  • Gonçalves, C., Cristóvão, N., & Esteireiro, P. (2021). Dar voz aos alunos: A música na minha escola de sonho. In C. Gonçalves, N. Cristóvão & P. Esteireiro (Orgs.), Democratização da educação artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira (pp. 151-167). Edição Governo Regional da Madeira. ISBN: 978-972-90104-08.
  • Gonçalves, C., Cristóvão, N., & Esteireiro, P. (2021). Produção de eventos e ocupação de tempos livres. In C. Gonçalves, N. Cristóvão & P. Esteireiro (Orgs.), Democratização da educação artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira (pp. 65-81). Edição Governo Regional da Madeira. ISBN: 978-972-90104-08.
  • Lobo, A. F., & Mendonça, A. (2021). Os professores aposentados: Preparação, experiências e sentimentos pessoais vivenciados nessa condição. In J. Pinheiro (Coord.), Olhares sobre o envelhecimento. Estudos interdisciplinares, vol. 2 (pp.37-50). ISBN: 978-989-8805-65-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021lobomendonca
  • Martins, S. (2021). Designing Didactic Cycles in a Pandemic Scenario: Facing Challenges as Opportunities. In A. Reis, J. Barroso, J. B. Lopes, T. Mikropoulos & C. W. Fan (Eds.), Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. TECH-EDU 2020. Communications in Computer and Information Science, vol. 1384.
  • Mendonça, A. (2021). O Homem no Arquipélago: dos primórdios ao início do século XX. In C. Trindade, L. A. Paolinelli & P. Perneta (Coords.), Atas do Congresso Internacional Lugares Pioneiros. A Construção das Cidades Globais: Cultura, Religião, Cultura, Religião, Ciência, Inovação e Empatia. Imprensa Universitária de Coimbra.
  • Pereira, G., Fraga, N., & Cosme, A. (2021). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Percursos de Inovação Pedagógica. Livro de Atas do XV Colóquio SPCE. Liberdade, Equidade e Emancipação. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf
  • Rocha, E, Silva, H., Carvalho, O., Galinha, S., & Machado, C. (2021). Percepções dos Docentes sobre Inclusão na Educação: Um Estudo no Norte, Centro e Sul de Portugal. In S. Galinha (Coord.), Bem-estar, Educação e Direitos da Criança. Coleção CO3 Co-Construir Comunidades, 1 (pp. 127-148). JOIA. ISBN: 978-989-53210-1-8.
  • Souza Júnior, M., Arnaud, A., Correia, F., & Queiroz, Z. (2021). Avaliação de Software na Educação: Algumas Reflexões e Impressões no uso da Internet em Ambientes Educacionais. In E. Senhoras (Org.), Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana (pp. 21-133). Atena Editora. ISBN: 978-65-5706-723-9.
  • Spínola, H. (2021). A natureza e o ilhéu madeirense. In N. Veríssimo & C. Duff Burnay (Orgs.), A Condição de Ilhéu: Arquipélago da Madeira (pp. 131-142). Coleção Estudos e Documentos 28. Edição Universidade Católica Editora.
  • Spínola, H. (2021). Towards Environmental Culture. In S. A. Kiray & E. Tomevska-Ilievska (Eds .), Current Studies in Educational Disciplines (pp. 61–76). ISRES Publishing.
  • Tavares, A., Reis, M., & Galinha, S.A. (2021). O clima organizacional favorável como variável necessária à gestão democrática e participativa. In C. R. Silva (Org.) Administração: organização, direção, e controle da atividade organizacional. Coleção Ciências Sociais Aplicadas, Cap. 10 (pp. 116- 127). Atena Editora. ISBN: 978-65-5706-973-8. https://doi.org/10.22533/at.ed.73821150410
  • Teodoro, A., & Fraga, N. (2021). Paulo Freire Today: Itineraries of Paulo Freire’s Thought in Education of the XXI Century. In J. R. Polli (Org.), Paulo Freire: Voices from Brazil and Portugal (pp. 41-60). Editora Brasília. ISBN: 978-65-86051-47-6.
  • Alves L., Sousa, T., & Mendonça, A. (2020). A Influência do Desporto Formativo e Federado no Rendimento Escolar. In C. Fernando (Org.), Seminário Internacional Desporto e Ciência 2019. Ed. Universidade da Madeira. ISBN: 978-989-8805-62-1.
  • Araújo, L. M., & Galinha, S. (2020). Evasão Escolar: Análise das Causas da Evasão Escolar no Curso Técnico em Administração do PROEJA no Campus Gama do Instituto Federal de Brasília. In M. J. Cardona & E. Linhares (Coords.), Do institucional ao pedagógico: Pesquisas e práticas em Administração Educacional (pp. 73-88). ESE/UIIPS, Santarém. ISBN: 978-989-54983-2- 1. http://hdl.handle.net/10400.15/3192
  • Carvalho, J. P., Cardona, M. J., & Silva, M. C. (2020). Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): O caso dos servidores da Reitoria de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. In M. J. Cardona & E. Linhares.(Coords.), Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativas (pp. 139-160). ESE/UIIPS, Santarém. https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/3162
  • Correia, F. (2020). Inovação pedagógica – conceito e preconceito. In F. Correia, F. Moreira & N. Lima (Orgs.), Tecendo Inovação, Construindo Aprendizagem (pp. 12-41). Livro Rápido Editora. ISBN: 978-852-29012-6-5.
  • Correia, F. (2020). Nota de Apresentação. In F. Correia, F. Moreira & N. Lima (Orgs.), Tecendo inovação, construindo aprendizagem (pp. 5-11). Livro Rápido Editora. ISBN: 978-852-29012-6-5.
  • Fino, C. N. (2020). A Didática, a Matética e o Construcionismo. In F. Correia, F. Moreira, & N. Lima (Orgs.), Tecendo Inovação, Construindo Aprendizagem (pp. 200-226). Livro Rápido Editora. ISBN: 978-852-29012-6-5.
  • Fino, C. N. (2020). O desafio da Memória. In L. Rodrigues (Coord.), 31 Desafios Para o Ensino Superior , Vol. II. (pp. 61 – 66). Funchal. Imprensa Académica da Madeira. ISBN: 978-989-54751-8-6.
  • Fonseca, K., & Galinha, S. (2020). O Clima Organizacional e as Doenças Ocupacionais dos Servidores Públicos. In M. J. Cardona & E. Linhares (Coords.), Do institucional ao pedagógico: Pesquisas e práticas em Administração Educacional (pp.89-106). ESE/UIIPS, Santarém. ISBN: 978-989-54983-2-1. http://hdl.handle.net/10400.15/3190
  • Fraga, N. (2020). A Universidade fora de portas: A Intervenção Comunitária e o Inútil. In L. Rodrigues (Coord.), 31 Desafios para o Ensino Superior, Vol. II. Imprensa Académica da Madeira. ISBN: 978-989-54751-8-6.
  • Galinha, S. (2020). Education and Development: Contributions of Community Social Psychology to the understanding of the School. In I. S. Dias, P. Sequeira & M. Barroso (Eds.), Sport, Education and Quality of Life (pp.137-158). CIEQV – Quality of Life Research Center, Leiria. ISBN: 978-972-8793-95-1. http://hdl.handle.net/10400.15/3122
  • Gomes, A., Brazão, P., & Amorim, R. (2020). Aprendizagem colaborativa e processos de formação: Experiências formativas na produção de artefatos educacionais sociotecnológicos. In F. Correia, F. Moreira & N. Lima (Orgs.), Tecendo Inovação, Construindo Aprendizagem (pp. 64-88). Livro Rápido Editora. ISBN: 978-852-29012-6-5.
  • Mendes, G. (2020). Formação Inicial de Educadores de Infância: Cuidar o Presente, Pensando no Futuro. In L. Rodrigues (Coord.), 31 Desafios para o Ensino Superior, Vol. II (pp. 113-118). Imprensa Académica da Madeira. ISBN: 978-989-54751-8-6.
  • Mendonça, A. (2020). O Homem no Arquipélago: Dos primórdios ao início do século XX. In C. Trindade, L. Paolinelli & P. Perneta (Coords.), A Construção das Cidades Globais: Cultura, Religião, Ciência, Inovação e Empatia. Imprensa Universitária de Coimbra.
  • Mendonça, A. (2020). O uso do Facebook entre os Estudantes Universitários: Estudo de caso na Universidade da Madeira (2018/19). In F. Correia, F. Moreira & N. Lima (Orgs.), Tecendo Inovação, Construindo Aprendizagem (pp. 110-128). Livro Rápido Editora. ISBN: 978-852-29012-6-5.
  • Moreira, D. (2020). Virtual networks and asynchronous communities: Methodological reflections on the digital. In C. Wieser & A. P. Ortega (Orgs.), Ethnography in Higher Education (pp. 177-196). Springer VR.
  • Ponte, S., & Galinha, S. (2020). Representações Sociais do Curso Técnico Integrado PROEJA em Artesanato do Instituto Federal de Brasília. In P. Dias (Org.), Intervenções comunitárias em Educação Social – A Dimensão Educacional, Vol. I (pp. 163-186). Minerva Coimbra Editora. ISBN: 978- 972-798-480-0.
  • Rodrigues, L. (2020). A (de)missão da Universidade. In L. Rodrigues (Coord.), 31 Desafios para o Ensino Superior, Vol. II. Imprensa Académica da Madeira. ISBN: 978-989-54751-8-6.
  • Rodrigues, L. (2020). Os três cenários para a educação profissional na Europa. In A. M. Miguéns (Org.), Estado da Educação em 2019 (pp. 524-531). CNE, Lisboa. ISBN: 978-989-8841-32-2.
  • Rodrigues, L., & Fraga, N. (2020). A Educação em (E)stado de Emergência. In F. Moreira & N. Piaui (Orgs.), Novo Normal: O Mundo pós-pandemia (pp. 7-32). Innovate Editora. (pp. 7-32). ISBN: 978-65-993030-2-9.
  • Silva, B. M., Cardona, M. J., & Castilho, M. L. (2020). A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Planeamento Escolar. In M. J. Cardona & E. Linhares.(Coords.), Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativas (pp. 1-20). ESE/UIIPS, Santarém. https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/3162
  • Sousa, J. M. (2020). O Currículo à luz das exigências do séc. XXI. In F. Correia, F. Moreira & N. Lima (Orgs.), Tecendo Inovação, Construindo Aprendizagem (pp. 134-156). Livro Rápido Editora. ISBN: 978-852-29012-6-5.
  • Sousa, J. M. (2020). Os desafios da Universidade da Madeira. In L. Rodrigues (Coord.), 31 Desafios para o Ensino Superior, Vol. II. Imprensa Académica da Madeira. ISBN: 978-989-54751-8-6.
  • Souza-Júnior, M., Correia, F., & Queiroz, Z. (2020). Avaliação de software na educação: Algumas reflexões e impressões no uso da internet em ambientes educacionais. In J. Bottentuit (Org.), Anais do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (pp. 2871-2885). EDUFMA. ISBN: 978-85-7862-849-5.
  • Tavares, A., Galinha, S., & Reis, M. (2020). O Clima Organizacional Favorável como Variável Necessária à Gestão Democrática e Participativa. In M. J. Cardona & E. Linhares (Coords.), Do institucional ao pedagógico: Pesquisas e práticas em Administração Educacional (pp. 73-88). ESE/UIIPS, Santarém. ISBN: 978-989-54983-2- 1. http://hdl.handle.net/10400.15/3192
  • Valdinea, C., Galinha, S., & Costa, C. (2020). Ações para a Inclusão de Pessoas Idosas no Instituto Federal de Brasília: Políticas Públicas para a Qualidade de Vida. In M. J. Cardona & E. Linhares (Coords.), Do institucional ao pedagógico: Pesquisas e práticas em Administração Educacional (pp. 73-88). ESE/UIIPS, Santarém. ISBN: 978-989-54983-2- 1. http://hdl.handle.net/10400.15/3192

Publicações

  • Cristóvão, N. (2022). A preservação da herança cultural e da identidade através do currículo. Revista Lusófona da Educação, 55(55).
  • Estrela, M., & Correia, F. (2022). As potencialidades das imagens e dos vídeos no Jardim de Infância: Uma proposta pedagógica. Cinema & Território, (7), 8–23. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022estrelacorreia
  • Fraga, N. (2022). A Teoria da Administração Educacional na Universidade da Madeira: Alguns percursos caracterizadores da sua identidade disciplinar. In M. J. Cardona & M. J. Linhares (Coords.), Investigar para intervir na administração educacional (pp. 7-25). Instituto Politécnico de Santarém.
  • Fraga, N. (2022). Nota introdutória e apresentação do dossier temático: Educar nas (ultra)periferias: Identidades, poderes, desafios. Revista Lusófona de Educação, 55(55), 60-73.
  • Galinha, S. A., & Gonçalves, G. (2022). Qualidades psicométricas da GDS-15 durante a pandemia de Covid19. Revista Lusófona de Educação, 57, 25-41.
  • Lopes, P. C., & Abreu, D. (2022). Utilização de Jogos nas Aulas de Matemática. Educação e Matemática, 164, 50-52.
  • Martins, S., & Santos, C. (2022). Aprendizagem dos Lugares Geométricos através da resolução de problemas e do pensamento computacional com um robô enfermeiro. Educação e Matemática, 165, 45-48. APM.
  • Martins, S., & Santos, S. (2022). Recursos didáticos na aula de Matemática: Contributos do Geoplano Virtual na dedução do Teorema de Pitágoras por alunos do 8.º ano. Educação e Matemática, 164, 30-32. APM.
  • Mendes, F. N., Gonçalves, L. D., & Soares, R. (2022). O passado local: Património cultural material imóvel do Funchal. Debates Contemporâneos, 43-44. FLUC.
  • Pereira, B. A. (2022). O Trincas entra nas nossas histórias preferidas. Revista Bartolomeu 28(81).
  • Pereira, G. (2022). A Aprendizagem Cooperativa na sala de aula: que desafios? Revista Diversidades, 60. https://pt.calameo.com/read/0064406816563e59b3962
  • Pereira, G. (2022). A Teoria da Complexidade e a Inovação Pedagógica: Convergências e dissonâncias da atualidade. Revista AICA, 15, 86-101
  • Pereira, G., Fraga, N., & Gouveia, F. (2022). Educação e pandemia: Desafios e constrangimentos das políticas emergentes. Medi@ções, 9(2), 6-20. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/319
  • Silva, S., & Fraga, N. (2022). O regime de autonomia e administração das escolas: do plano das intenções declaradas ao plano das ações: O caso da Região Autónoma da Madeira. Revista Lusófona de Educação 55(55), 109-125.  https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle55.07
  • Fernandes, E., Abreu, S., Lopes, P. C., & Martins, S. (2021). Aprendizagem da Matemática e Desenvolvimento do Pensamento Computacional. Educação e Matemática, (162), 59-62.
  • Fraga, N., Pereira, G., Gouveia, F., & Gouveia, A. I. (2021). Educação em tempos de COVID-19: O acesso condicionado à Aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal. Sensos-E, 8(1), 77–87. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786
  • Lima, F., Arnaud, A., Correia, F., & Queiroz, Z. (2021). Educação ambiental e o currículo escolar: algumas reflexões. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 3(3), e337179. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7179
  • Pereira, G., Fraga, N. & Gouveia, F. (2021). Educação e Pandemia: desafios e constrangimentos das políticas emergentes. Revista Medi@ções, 9(2).
  • Pereira, G., Fraga, N., & Gouveia, F. (2021). Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia da COVID-19: Que aprendizagens? Um estudo exploratório no ensino superior. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.n21
  • Viana, S., Correia, F., & Martins, J. (2021). Jogos digitais e sua relação como o conhecimento matemático. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 1(8), 68-84. ISSN: 2448-0959.
  • Cristovão, N. (2020). A música na minha escola de sonho: Dando voz aos alunos das escolas da Região Autónoma da Madeira. Revista Portuguesa de Educação Artística, 10(1), 43-55.
  • Martins, S. (2020). Applets como artefactos de mediação semiótica na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação Básica. Quadrante, 29(1). Associação de Professores de Matemática de Lisboa.
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Dissertações e Teses

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  • Almeida, U. P. (2022). Cidade Educadora na Contemporaneidade: A experiência de Cascais e o desafio permanente de desenvolver o potencial educador do território [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Alves, S. P. (2022). O Trabalho Colaborativo dos Professores e o Trabalho Colaborativo dos Alunos – Os Domínios da Autonomia Curricular (DAC) e os Planos Individuais de Trabalho (PIT) – Um Estudo de Caso com Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Berenguer, M. H. (2022). Supervisão Pedagógica nas práticas de Expressão Plástica no 1º CEB: Que Contributos? Um Estudo em Escolas da RAM [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Costa, M. A. (2022). A inserção e atuação profissional na perspectiva dos ingressos de um curso superior tecnológico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [S. Galinha].
  • Farias, W. V. (2022). O jogo de xadrez na aprendizagem de matemática e a inovação pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Fernandes, F. C. (2022). A Dimensão Ética das Cidades Educadoras [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Ferreira, A. C. (2022). As explicações da disciplina de Matemática no 12ªano de escolaridade na ótica dos alunos, pais e explicadores [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Ferreira, S. C. (2022). O Envolvimento dos Professores no Processo da Avaliação do Desempenho Docente. Um Estudo de Caso numa Escola Pública da Região Autónoma da Madeira [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Freitas, D. A. (2022). O samba de reis do povoado de São Tomé e seus processos pedagógicos [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [L. Rodrigues].
  • Macedo, M. G. (2022). Projeto leitura na escola municipal Mandacaru [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Petito, E. F. (2022). Processos de educação, formação e valorização Individual [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [L. Rodrigues].
  • Ribeiro, J. M. (2022). Liderança, Inclusão e Percursos Curriculares Alternativos: Um estudo de caso numa Escola dos 2º e 3º Ciclos da RAM [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Thomaz, T. S. (2022). O contexto de produção de bens e serviços de uma instituição federal de ensino [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [S. Galinha].
  • Aguiar, T. C. (2021). A Relação Família-Escola [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Azevedo, F. V. (2021). Uma abordagem sobre a pedagogia da alternância na perspectiva da educação do campo na escola Família Agrícola de Sobradinho – BA [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Chaves, M. C. (2021). A Avaliação do Desempenho Docente. (Im)possibilidades de Desenvolvimento Profissional. Estudo de caso numa Escola Secundária [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Costa, M. C. (2021). O Portfólio e a processualidade como fundante da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Escola Municipal [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Ferreira, C. (2021). Os Estilos de Liderança e a sua Influência nas Relações Humanas Um estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Ferreira, D. C. (2021). Sala Infantojuvenil da Biblioteca da Madeira. Espaço de Educação Não Formal: Contributos para a promoção da autonomia e da interação social [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Mota, D. A. (2021). O Conselho Municipal de Educação e a Descentralização Educativa [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Pereira, O. D. (2021). Tecnologia Assistiva e Inovação Pedagógica: Perspectiva e Aprendizagem na Sala de Recursos da Escola Samuel Galvão de Oliveira [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Pestana, M. C. (2021). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Um Rumo [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Ribeiro, J. F. (2021). A produção do vídeo e seu contributo para a aprendizagem em educação ambiental: um estudo de caso na educação fundamental [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Santos, A. C. (2021). Liderar uma Universidade Sénior em tempos de Covid: Estudo de Caso no Entroncamento [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Santos, M. G. (2021). Práticas Pedagógicas na Convivência da Terceira Idade [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Silva, M. S. (2021). A literatura infantil na escola multisseriada e a inovação pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Silva, U. E. (2021). O Proemi e suas Práticas Pedagógicas [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Souto, V. M. (2021). Farmácia Viva como Inovação Pedagógica: Um estudo etnográfico na Escola de Cidadania Anísio da Frota [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Spínola, A. S. (2021). Os processos pedagógicos nos ambientes de educação e formação de adultos [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Viana, S. N. (2021). Práticas pedagógicas de matemática no ensino médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco, Brasil: Um olhar etnográfico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Vieira, R. M. (2021). O Papel do Projeto Educativo Local no Desenvolvimento da Cidade [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Araújo, H. S. (2020). A prática pedagógica do Teatro na formação de crianças e adolescentes no ensino fundamental: As possibilidades de uma educação transformadora [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Araújo, S. (2020). A prática pedagógica da educação popular no Sertão de Pernambuco [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Borges, N. A. (2020). CREVIPAZ: Uma proposta pedagógica na casa de recuperação [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Cruz, C. J. (2020). As Práticas Pedagógicas na Oficina de Teatro do Grupo ACRA: Um Olhar sob a Ótica da Inovação Pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Ferro, A. M. (2020). Inovação Pedagógica na Língua Portuguesa: Um Estudo Etnográfico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Freitas, M. D. (2020). Saber científico e etnossaberes na formação de professores da Tribo Xukuru [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Gomes, J. C. (2020). Pedagogia Waldorf e suas práticas pedagógicas na escola Anael de Várzea da Roça [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Lima, N. O. (2020). Educação matemática: Uma possibilidade de Inovação Pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Macedo, S. B. (2020). A dinâmica de uma classe multisseriada caracteriza inovação pedagógica? [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Maia, R. O. (2020). Assistência mútua no Colégio Luminar, Petrolina, Brasil [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Mattos, A. S. (2020). Escola, família e comunidade: Um elo na prática pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Moreira, F. M. (2020). Reflorestamento e tecnologias móveis: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Nunes, J. B. (2020). Feira de ciências e seus contextos de aprendizagem: um estudo no Colégio Estadual Luiz Viana Filho [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Oliveira, G. I. (2020). O Laboratório dos Novos Tempos e suas Práticas Pedagógicas [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Paixão, E. G. (2020). Educação Musical inclusiva: Práticas pedagógicas na filarmónica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Santos].
  • Ribeiro, E. S. (2020). As Práticas Pedagógicas nas Aulas de Robótica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Serrão, T. P. (2020). Ambientes Inovadores de Aprendizagem: Garimpando Matética no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Silva, F. S. (2020). Ambiente de aprendizagem de cabala e a inovação pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Silva, J. J. (2020). A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de EJA: abertura de caminhos para a inovação pedagógica? [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. F. Kot-Kotecki].
  • Silva, L. M. (2020). Diversidade Cultural: O lugar dos etnossaberes na formação do professor [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Silva, M. A. (2020). Biblioteca Itinerante: Realizando Sonhos e Fomentando Cidadãos [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. F. Kot-Kotecki].
  • Silva, M. P. (2020). As Práticas Pedagógicas na Iniciação à Investigação Científica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Silva, S. G. (2020). Escola do Campo: Quais as possibilidades de Inovação na Prática Pedagógica? [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Soares, M. S. (2020). Educação e Inovação Pedagógica: Uma Análise da Prática Pedagógica de uma Escola do Campo em Itapipoca, Brasil. [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Sousa, M. B. (2020). Indisciplina Escolar e Formação do Professor [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Sousa, M. G. (2020). Inovação Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Souza, D. F. (2020). Um olhar sobre o Centro de Desenvolvimento Socioambiental Barriguda e suas intervenções em comunidades do semiárido baiano em busca de Inovação Pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Souza, S. R. (2020). Atendimento educacional especializado (AEE) na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental – EMEIEF Comissário Francisco Barbosa: Um estudo de caso [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Vale, A. G. (2020). Trabalho com projeto interdisciplinar: Um estudo no Colégio Luminar [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Valle, C. S. (2020). A Escolinha do Atletismo e suas Práticas Pedagógicas [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Veloso, S. M. (2020). A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguari: Um estudo de caso [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
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  • Fonseca, A. J. (2021). Estudos sobre inovação pedagógica: Uma metassíntese interpretativa [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Gouveia, A. I. (2021). Dos Casulos à metamorfose pedagógica. Que cenários para a transformação pedagógica no Centro de Estudos Criativos da Criança – Bicho da Seda? Estudo de caso [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Mesquita, L. A. (2021). Educação Profissional: um estudo etnográfico sobre o processo de aprendizagem no projeto jovem aprendiz do IDESQ [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Mota, J. C. (2021). O currículo social no autismo: Um estudo de caso múltiplo [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [A. F. Kot-Kotecki].
  • Soares, R. P. (2021). A3ES e SINAES/MEC. Estudo comparado dos contextos institucionais e políticos de avaliação e regulação do sistema de qualidade da educação superior em Portugal e no Brasil. Sentidos e identidades dos dois lados de uma mesma moeda [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Amorim, R. M. (2020). Educação Escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/BA: Um olhar reflexivo sobre interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadora [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Camacho, M. J. (2020). Modelo de Educação Especial na Madeira de 1965 a 2011: Conhecimento, cenários e propósitos numa perspetiva diacrónica. Um estudo na Região Autónoma da Madeira [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Lobo, A. F. (2020). Clube de Robótica da Escola Secundária de Francisco Franco – Estudo Etnográfico [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [C. Fino].
  • Mendes, G. R. (2020). Linhas curriculares e práticas de educação de infância: Um estudo pelas vozes das crianças [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Moreno, S. A. (2020). Aprendizagens e Identidades no PROEJA do IFMA/Campus São Luís – Maracanã: Um Olhar Etnográfico [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Pereira, W. M. (2020). Interfaces entre TIC e inovação pedagógica: Uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche escola do Recife [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Pestana, T. C. (2020). Entre o internacional e o local: A educação de infância na encruzilhada das políticas de globalização. Um estudo de caso na ilha da Madeira [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Santos, F. M. (2020). Regionalização da Educação e o Currículo: Uma Questão Ideológica e de Afirmação de Poder [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
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