O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) dedica-se, desde 2003, ao aprofundamento do conhecimento científico, pedagógico e profissional no domínio das Ciências da Educação, bem como à divulgação e aplicação dos resultados da investigação.
Objetivos
- Aprovar, promover, coordenar e apoiar projetos de investigação no domínio da educação
- Divulgar os resultados da investigação junto da comunidade científica, dos agentes da educação e da comunidade em geral
- Contribuir para a atualização dos processos de formação dos agentes de educação
- Apoiar projetos de investigação conducentes a teses de mestrado e doutoramento nas áreas de investigação do Centro
- Gerir a informação relevante no domínio da investigação em educação
- Apoiar a apresentação e publicação de trabalhos científicos resultantes dos projetos desenvolvidos no âmbito do Centro
- Otimizar os serviços de apoio aos trabalhos de investigação em termos de economia de recursos
- Fomentar e apoiar a apresentação de projetos para candidatura a financiamentos concedidos por entidades públicas ou privadas
Linhas de investigação
Currículo
O papel da política educativa na construção do currículo; as pressões e os interesses subjacentes à construção do currículo; as relações entre conhecimento e ideologia, cultura e poder.
J. M. Fernandes (Coord.)
Inovação pedagógica
Estudos sobre novos contextos de aprendizagem e mudanças paradigmáticas; críticas aos paradigmas do passado; prospeção quanto ao futuro da Educação.
C. Fino (Coord.)
Administração educacional
Princípios e práticas de gestão escolar; estilos de liderança; sistemas de avaliação; análise e desenvolvimento de projetos educativos; cultura organizacional escolar.
N. Fraga (Coord.)
Desenvolvimento comunitário
Esta linha de investigação procura responder às necessidades de desenvolvimento comunitário, com base em processos de mudança, transformação e inovação social. É seu objetivo geral criar projetos de intervenção local e regional, tenho a educação e formação como aliadas do desenvolvimento integrado, assente numa cidadania ativa, em parceria com instituições com forte implantação na comunidade, designadamente, serviços públicos regionais, autarquias, etc., na concertação de estratégias de ação, numa perspetiva multidisciplinar.
Assenta a pesquisa em 5 grandes eixos temáticos de Desenvolvimento Comunitário, acentuando o seu vínculo com a Educação, conforme Política de Coesão e de Desenvolvimento da UE em vigor, e na linha dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cf. Agenda 2030: (1) Coesão Social, Territorial e Económica; (2) Proteção Civil; (3) Ambiente e Sustentabilidade; (4) Igualdade e Inclusão; e (5) e Saúde e Bem-Estar.
L. Rodrigues (Coord.)
Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico [CEPAC]
- William F. Pinar, University of British Columbia
- Michael Schratz, Universitat Innsbruck
- Paulo Dias, Universidade Aberta
Financiamento
O CIE-UMa é uma Unidade de Investigação Nacional apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2020-2023: Financiamento Base (UIDB/04083/2020) e Financiamento Programático (UIDP/04083/2020).
Projetos
Em curso
- BELONG (Comenius University, Masaryk University, Central European University, Nottingham University & Slovac Association for Quality Enhancement in HE)
- MACARONIGHT V: Projeto europeu de investigação, envolvendo regiões da Macaronésia, H2020-EU.1.3.5 https://cordis.europa.eu/project/id/101162328
- MATHIA – Modelo de Inteligencia Artificial para enriquecer y mejorar las competencias matemáticas en el alumnado adolescente: Projeto Erasmus KA220-SCH-cooperation partnership in school education. Project 2023-1-ES01-KA220-SCH-000156975 https://mathia-project.eu
- PEQUENOS MATEMÁTICOS: Este projeto resulta de uma parceria entre o CIE-UMa e a Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo no Funchal, tendo como principais objetivos: i) o desenvolvimento profissional, particularmente no domínio do conhecimento didático, dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e ii) a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos envolvidos. No projeto são desenvolvidas atividades de formação e consultadoria científica; atividades letivas em sala de aula com as turmas envolvidas e atividades de investigação.
- COLORUM – Projeto da Escola Francisco Franco e a Coleção de Insetos da UMa (UMACI) – Projeto COLORUM 2023-2024
- “L’ingénierie d’accompagnement comme levier d’innovation pédagogique” dans le cadre de l’accord n° 2023-1-FR01-KA220-SCH-000154909 ERASMUS+. Projeto aprovado a 15 julho de 2023, no valor de 400.000.00 Euros. Iniciado a 15 de novembro de 2023
- Investigações-vidas em educação: Escrevivências, Artivismos e Alianças Políticas na Educação, submetido pela equipa coordenada por Alfrancio Ferreira Dias, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, para a Linha de Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social, (Chamada CNPq/MCTI nº 10/2023 Faixa B – Brasil)
Concluídos
- MQE: Software para Investigação Qualitativa em Educação (UMa, Universidade Federal de Sergipe, Universidade da Bahia & Universidade Federal de Alagoas)
- REDE MOSAICO: Rede Internacional de Projetos de Intervenção Educativo (UMa & Universidade do Estado da Bahia)
- “Three-Two-One-Action: Cultural Digitalization”: Erasmus+ KA2 Turkey
- Macaronight: European Researchers’ Night (UMa, Universidade de La Laguna, Instituto de Astrofísica de Canárias & ULPGC Science and Technology Park)
- FORWARD: Fostering Research Excellence in EU Outermost Regions
- INCORE HEI Initiative
- INNOMAC – Iniciativa de Promoción de la Competitividad Empresarial y Desalida a Mercados Globales de las Empresas Inovadoras
- “Entre Ilhas: Ser docente numa aldeia global” (Universidade Estadual de Santa Catarina)
- Colaboração no grupo de estudos do UFPB (Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
- TICASE-Qualifica (IFBA – Instituto Federal da Bahia, Brasil)
- Value (Bélgica, Eslovénia, Dinamarca & Portugal)
- ELABORA: Processos dialógicos de construção do conhecimento em contexto mediado por interfaces com inteligência artificial. Projeto de investigação – ação registado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal) (iniciado em março de 2023 e finalizado em dezembro de 2023).
Regulamento
Regulamento n.º 1255/2023, publicado em Diário da República em 23 de novembro de 2023.