Conferência: “A New Science is Born – Early Childhood Neuropedagogy”

Temos o prazer de anunciar a próxima palestra “A New Science is Born – Early Childhood Neuropedagogy”, com László Varga, PhD, da Universidade de Sopron, Faculdade de Pedagogia Benedek Elek, Hungria. Este evento terá lugar no dia 16 de maio de 2025, às 10h30, na Sala do Senado, Universidade da Madeira.

A investigação científica recente sobre o desenvolvimento cerebral e emocional precoce em crianças mais novas revela a sua importância para o desenvolvimento futuro. O mistério do cérebro humano continua a representar um grande desafio para cientistas e educadores de crianças. Compreender como a neurociência pode fornecer estratégias educativas e descobrir o que os professores querem e precisam saber sobre como as crianças aprendem são dois dos principais impulsionadores da neuro educação. O orador, fundador do Grupo Internacional de Investigação e do Laboratório de Neuropedagogia na Infância da Faculdade de Pedagogia Benedek Elek, em Sopron, Hungria, abordará as implicações pedagógicas da investigação cerebral, destacando as mensagens mais relevantes da neurociência do ponto de vista pedagógico. Em discussão estará, ainda, o conhecimento sobre o cérebro e os processos de aprendizagem e serão apresentadas sugestões sobre como esse conhecimento pode influenciar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. O estudo modifica e complementa os conteúdos da formação de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, demonstrando a inovação no ensino e na investigação na primeira infância.

Palavras-chave: primeira infância, educação “baseada no cérebro e com o coração”, construtivismo, neuro pedagogia, janelas de oportunidade, abordagens pedagógicas.

Temas a abordar:
– Neurociência e educação na primeira infância
– Neurociência e construtivismo
– Como se desenvolve o cérebro das crianças mais novas
– Relação entre a investigação do cérebro e a inteligência emocional (EQ) e a educação na primeira infância
– Integração da investigação “Baseada no Cérebro, Com o Coração” na prática pedagógica
– Compreensão de como as crianças aprendem e se desenvolvem
– Conteúdos da formação de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
– Inovação nos centros de investigação e educação da primeira infância
– Estratégias eficazes para ajudar as crianças a utilizar o cérebro em pleno
– O que já sabemos sobre o cérebro e os processos de aprendizagem e como isso pode moldar o ensino e a aprendizagem em sala de aula

Inscrição até 15 de maio de 2025 – Formulário de inscrição: clique aqui.

Scroll to Top