Sónia Martins
Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Exatas e das Engenharias da Universidade da Madeira. É investigadora no CIE-UMA, sendo a sua atividade científica centrada na procura de novas formas de analisar e compreender a aprendizagem de alunos e professores quando mediada por artefactos tecnológicos. É doutorada em Matemática, na área do Ensino da Matemática, pela UMa. Pela mesma universidade, tem um mestrado com especialização no Ensino da Matemática, e uma licenciatura na mesma área. Iniciou a sua carreira como professora de Matemática em escolas secundárias (1999-2006). É membro ativo da Associação de Professores de Matemática, através da comissão coordenadora na Ilha da Madeira e tem estado também envolvida em programas de formação de professores (2006-2017): Projeto CEM e Projeto iTEC.
Participou em projetos de investigação nacionais e internacionais, nomeadamente DROIDE II – Robots em Educação Matemática e Informática financiado pela FCT e em várias edições do projeto europeu em curso H2020-Marie Curie – Noite dos Investigadores da Macaronesia. Atualmente integra os Projetos: Pequenos Matemáticos (parceria do CIE-UMa e uma escola Básica da RAM), Macaronight V (Projeto Europeu envolvendo regiões da Macaronésia, H2020-EU.1.3.5) e Mathia: Modelo de Inteligência Artificial para enriquecer e melhorar as competências matemáticas dos adolescentes, financiado pelo programa Erasmus+, envolvendo parceiros de 3 países (Espanha, Itália e Portugal).