Organizadores: Liliana Rodrigues e Jesus Maria Sousa
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
Editora: Imprensa Académica
Revisão editorial: Luís Sousa e Carlos Diogo Pereira
ISBN: 978-989-54390-7-2
1.ª edição: Setembro de 2023
© Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa) e autores
DOI: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023rodriguesousa
Capítulo | Autor(es) | Download |
---|---|---|
O papel da educação no empoderamento da pessoa | Jesus Maria Sousa | |
Educação e intervenção comunitária | Liliana Rodrigues | |
Inserção social: Desafios comunitários de vulnerabilidades | Gilberto Luna de Moura | |
Educação profissional nas prisões: Experiência e ideias de Portugal para solução da crise do sistema prisional do Brasil | Georges Souto Rocha & Liliana Rodrigues |
|
Gestão dos espaços e práticas pedagógicas na educação profissional e tecnológica durante a pandemia de COVID-19: Aspetos da experiência do Instituto Federal da Bahia | Georges Souto Rocha, Lucas Ribeiro & Luzia Matos Mota | |
Espaços e tempos da intervenção comunitária | Sofia Silva, Nuno Fraga & Glória Gonçalves |
|
Educação, trabalho, desenvolvimento comunitário e práticas sociais | Maria Luz Santos | |
Espaço político, educação e coesão social (a implantação da rede do ensino «primário» nos finais do antigo regime) | José Subtil | |
A inclusão no Erasmus+ | Bárbara Pereira | |
Com prestige ou da falta dele | Jorge Bonito | |
Educação e desenvolvimento: Um embrião nas práticas pedagógicas participativas | Guida Mendes | |
A didática das Ciências como ferramenta de desenvolvimento comunitário | Sílvia Carreira & Hélder Spínola |
|
Comunidades de educação ambiental | Hélder Spínola & Sílvia Carreira |
|
A creche, serviço de educação e de cuidados promotor do desenvolvimento das crianças, do seu efeito em questões de igualdade, de inclusão social e de equidade | Mariana Estrela | |
Educação em contexto prisional | Emanuel Petito & Liliana Rodrigues |
|
As instituições culturais como espaços promotores de educação e inclusão: As expressões artísticas em diálogo | Ana França Kot-Kotecki, Natalina Cristóvão & Valdemar Sousa |
|
Diferenciação pedagógica: Uma porta para a inclusão | Yenny Sá & Maria José Camacho |
|
Escola e comunidade: Uma parceria essencial a uma educação de qualidade | Fernanda Gouveia & Gorete Pereira |
|
A escola e a Educação Física na promoção de uma comunidade inclusiva | Ana Rodrigues, Ricardo Alves, Hélder Lopes, Élvio Gouveia & Hélio Antunes |
|
Inclusão e equidade: Mediadores e protagonistas | Maria José Camacho & Ana Isabel Monteiro |
|
Percursos inclusivos: Diálogos entre a teoria e a prática | Adérita Fernandes & Fernando Correia |
|
Violências sexuais a crianças e adolescentes: A ética do cuidado familiar e educacional em pauta | Rogéria Soares & Maria Furtado Bastos |
|
A escola e a integração no meio: A Educação Física como instrumento de atuação | Hélder Lopes, Élvio Gouveia, Ana Rodrigues, Ana Correia & Hélio Antunes |
|
O prenúncio de uma política nacional de alimentação escolar na embrionária Educação Profissional no Brasil | Isis Costa D'Eça & Georges Souto Rocha |
|
Saúde mental das pessoas com problemas de uso de substância psicoativa | Maria Furtado Bastos, Rogéria Soares & Sidclay Bezerra de Souza |
|
Projeto de extensão em pediatria: Relevância na formação do aluno de Medicina e sua aplicabilidade para a população | José Nivaldo Vilarim, Angela Mendonça & José Albano Moura |
|
Copyright CIE-UMa .