The results of CIE-UMa’s research are expressed in books, book chapters, national and international publications and presentations, and master’s and doctoral theses.

Books

  • Kot-Kotecki, A. F., & Fino, C. (Orgs.) (no prelo). Lições da Pandemia.
  • Rodrigues, L., & Sousa, J. M. (Orgs.) (2023). Educação e Desenvolvimento Comunitário.
  • Fino, C. (2023). Entrevista com o ChatGPT: O que um Chatbot em Construção sabe de Educação, Currículo e Inovação Pedagógica.
  • Camacho, M. J., & Martins, S. (Orgs.) (2022). Paulo Freire e a sua Pedagogia: Crítica, Resistência e Utopia.
  • Carreira, S., & Spínola, H. (Orgs.) (2021). Literacia Científica: Ensino, Aprendizagem e Quotidiano.
  • Sousa, J. M. (Org.) (2020). Avaliação (Externa) da Qualidade do Ensino Superior e Autonomia Científica: Tensões e Desafios.
  • Duarte, A. C., & Cristóvão, N. (Orgs.) (2020). Educação Artes Cultura: Discursos e Práticas.
  • Fraga, N. (Org.) (2019). O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis.
  • Rodrigues, L., & Fraga, N. (Orgs.) (2018). Europa Educação Cidadania.
  • Fino, C., & Sousa, J. M. (Orgs.) (2017). (Contra)tempos de Educação e Democracia Evocando John Dewey.
  • Gouveia, F., & Pereira, G. (Orgs.) (2016). Didática e Matética.
  • Fraga, N., & Kot-Kotecki, A. F. (Orgs.) (2015). A Escola Restante.
  • Correia, F. (Org.) (2014). Estado Mínimo Escola Mínima.
  • Mendonça, A. (Org.) (2013). O Futuro da Escola Pública.
  • Bento, A. (Org.) (2012). A Escola em Tempo de Crise: Oportunidades e Constrangimentos.
  • Fino, C., & Sousa, J. M. (Orgs.) (2011). Pesquisar para Mudar (a Educação).
  • Fino, C. (Org.) (2011). Etnografia da Educação.
  • Bento, A., & Mendonça, A. (Orgs.) (2010). Educação em Tempo de Mudança.
  • Rodrigues, L., & Brazão, P. (Orgs.) (2009). Políticas Educativas: Discursos e Práticas.
  • Escallier, C., & Veríssimo, N. (Orgs.) (2008). Educação e Cultura.
  • Sousa, J. M., & Fino, C. (Orgs.) (2007). A Escola Sob Suspeita.

Books available online: https://cie.uma.pt/publications

Book chapters

  • Bastos, M., & Soares, R. (2023). Saúde Mental das Pessoas com Problemas de Uso de Substância Psicoativa. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 332-338). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023bastosoaresouza
  • Brazão, P. (2023). Prefácio. In S. Lucena, M. Nascimento & P. Sorte (Eds.), Pesquisas em Educação e Redes Colaborativas (p. 7). EDITUS. ISBN: 978-85-7455-561-4. https://doi.org/10.7476/9788574555638.0001
  • Camacho, M. J., & Monteiro, A. (2023). Inclusão e Equidade: Mediadores e Protagonistas. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 281-290). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023camachomonteiro
  • Carreira, S., & Spínola, H. (2023). A Didática das Ciências como Ferramenta de Desenvolvimento Comunitário. Comunidades de Educação Ambiental. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 171-179). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023carreiraspinola
  • Cristóvão, N., Kot-Kotecki, A. F., & Sousa, V. (2023). As Instituições Culturais como Espaços Promotores de Educação e Inclusão: As Expressões Artísticas em Diálogo. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 214-234). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/10.34640/universidademadeira2023koteckicristovaosousa
  • Fernandes, A., & Correia, F. (2023). Percursos Inclusivos: Diálogos entre a Teoria e a Prática. In L. Rodrigues & J. Sousa (Eds.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp.291-302). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023fernandescorreia
  • Gouveia, F., & Pereira, G. (2023). Escola e Comunidade: Uma Parceria Essencial a uma Educação de Qualidade. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 255-270). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023gouveiapereira
  • Kot-Kotecki, A. F., Sousa, V., & Cristóvão, N. (2023). Cultural Institutions as Spaces for Education: Artistic Expressions in Initial Teacher Training at the University of Madeira. In IAFOR (Ed.), The Paris Conference on Education 2023: Official Conference Proceedings (pp. 455–467). The International Academic Forum. https://10.22492/issn.2758-0962.2023.38
  • Mendes, G. (2023). Educação e Desenvolvimento: Um Embrião nas Práticas Pedagógicas Participativas. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 161-170). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023mendes
  • Petito, E., & Rodrigues, L. (2023). Educação em Contexto Prisional. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 201-213). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023petitorodrigues
  • Regateiro, F., Correia, A., Brehm, A., Reis, D., Semedo, D., Pereira, E., Spínola, H., Barreto, J., Nascimento, J., Mendonça, M., & Silva, N. (2023). Aging in Africa: Challenges and Opportunities – The Particular Case of Cabo Verde. In P. Oliveira & J. Malva (Eds.), Aging: From Fundamental Biology to Societal Impact (pp. 49-65). Academic Press. ISBN: 9780128237618. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-823761-8.00011-2
  • Rocha, S., & Rodrigues, L. (2023). Educação Profissional nas Prisões: Experiência e Ideias de Portugal para Solução da Crise do Sistema Prisional do Brasil. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 60-76). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023rocharodrigues
  • Rodrigues, L. (2023). Currículo e Ensino. In F. Barbosa (Org.), Educação: Desenvolver e Potencializar (pp. 115-127). Editora Conhecimento Livre. ISBN: 978-65-5367-356-4. https://doi.org/10.37423/230808046
  • Rodrigues, L. (2023). Educação e Intervenção Comunitária. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 29-44). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023rodrigues1
  • Rodrigues, L. (2023). Filosofia, Educação e Currículo. In D. Naval, J. Osorio & L. Rojas (Coords.), Desarollo de la Identidad y buen Carácter (pp. 235-246). Dykinson. ISBN: 978-84-1122-661-5.
  • Rodrigues, L. (2023). Pedagogia Universitária: A Reflexão como Condição de Ensino. In E. Souza (Ed.), Pesquisas em Temas de Ciências da Educação (223-238). Rfb Editora. ISBN: 978-65-5889-583-1. https://www.rfbeditora.com/capitulo-2023/e4b42c0a-1860-4628-a704-68fe836fdd34
  • Silva, S., Fraga, N., & Gonçalves, G. (2023). Espaços e Tempos da Intervenção Comunitária. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 89-99). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023silvafragagoncalves
  • Soares, R., & Rodrigues, L. (2023). O Desamparo do Sujeito na Contemporaneidade: A Insustentável Leveza de Ser. In H. Oliveira (Org.), Estudos em Ciências Humanas e da Saúde (pp. 1-12). Editora Licuri. ISBN: 978-65-85562-03-4. https://doi.org/10.58203/Licuri.2034
  • Soares, R., & Bastos, M. (2023). Violências Sexuais a Crianças e Adolescentes: A Ética do Cuidado Familiar e Educacional em Pauta. In L. Rodrigues & J. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 308-316). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023soaresbastos
  • Soares, R., Sousa, J. M., & Souza, S. (2023). A Educação Superior como Mercadoria: Política Económica de Estado e Instrumento de Formação de Identidade In Pedagogia: A Ciência da Educação (pp. 184-205). Editora Conhecimento Livre. https://doi.org/10.37423/230207308
  • Sousa, V., & Kot-Kotecki, A. F. (2023). Um Percurso Formativo no Sentido da Ecocidadania: Práticas de Educação pela Arte com Futuros Profissionais de Educação. In I. Valente (Ed.), Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável: Diálogo para uma Escola Cidadã (pp. 97–124). Mente Aberta.
  • Spínola, H., & Carreira, S. (2023). Comunidades de Educação Ambiental. In L. Rodrigues & J. M. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 180-188). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023spinolacarreira
  • Spínola, H. (2023). Sustainability at the University of Madeira: A Cultural Transformation. In C. Machado & J. Davim (Eds.), Higher Education for Sustainability, Management and Industrial Engineering. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-28793-0_4
  • Spínola, H. (2023). Sustainability, Education and Environmental Management: A Case Study. In P. Correia, A. Martins. B. Freitas, C. Matos & R. Gouveia (Eds.), VII International Forum of Management Madeira: Book of Proceedings (pp. 111-123). Universidade da Madeira. ISBN: 978‐989‐8805‐77‐5. http://hdl.handle.net/10400.13/5138
  • Yenny, S., & Camacho, M. J. (2023). Diferenciação Pedagógica: Uma Porta para a Inclusão. In L. Rodrigues & J. M. Sousa (Orgs.), Educação e Desenvolvimento Comunitário (pp. 235-254). Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54390-7-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023sacamacho
  • Barros, D., & Moreira, D. (2022). Posfácio: Da escola para o mundo, do mundo para escola. In R. Sanches-Rosa, D. Farias, T. D. Berton, C. L. Asinelli-Luz & D. M. Moreira (Orgs.), Da escola para o mundo, do mundo para a escola, 1, 7-11. Livrologia Editor. https://doi.org/10.52139/livrologia9786586218985
  • Brazão, P. (2022). Prefácio. In T. N. Santana, J. P. Sousa, G. N. Penha, C. M. Freire & R. A. Lima (Orgs), Cultura visual, letramentos e tecnologias: leituras plurais (p. 11). http://www.cult-vi.uneb.br/wp-content/uploads/2022/04/CULTURA-VISUAL.pdf
  • Buzduga, A., & Rodrigues, L. (2022). On developing CT, a narrative overview. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 147-168). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022buzdugarodrigues
  • Camacho, M. J. (2022). Inclusão: Retocar o sonho que dita o caminhar. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 39-46). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022camacho
  • Carreira, S., & Kot-Kotecki, A. F. (2022). Currículo de Ciências: Para uma (educ)ação transformadora em comunidade. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 244-255). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022carreirakotecki
  • Estrela, M. (2022). Paulo Freire, o legado de uma pedagogia nobre. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 266-272). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022estrela
  • Fernandes, A. & Correia, F. (2022).  A alegria de aprender na transição pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 107-121). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022fernandescorreia
  • Fernandes, D., & Correia, F. (2022). Desenvolvimento Curricular e Ciência Cidadã: Caminhos Cocriados. In A. Cardoso et al. (Orgs.) Livro de Atas do VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (pp. 24-31). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/3epr-2g28
  • Freitas, G., Ribeiro, M., Rodrigues, L., & Correia, F. (2022). Simulação clínica em enfermagem: Inovar para melhores cuidados à comunidade. In S. Navarro & G. Juarez (Eds.), Ciências Humanas: Estudos para uma visão holística da sociedade (pp.142-153). Editora Artemis.
  • Freitas, G., Sousa, J. M., & Rodrigues, L. (2022). Educação para a proteção civil: políticas e práticas em Portugal. In Rev. Pemo., 4, 1-13. https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9145
  • Martins, S. (2022). Por uma Educação Matemática Libertadora no século XXI. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 25-30). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022martins
  • Melim, L., & Rodrigues, L. (2022). A educação não-formal como espaço de liberdade. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 59-64). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022melimrodrigues
  • Mendes, G. (2022). Lourenço e a esperança. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 207-216). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022mendes
  • Mendonça, A. (2022). O Homem no Arquipélago: dos primórdios ao início do século XX. In C. Trindade, L. A. Paolinelli & P. Perneta (Orgs), Lugares Pioneiros. A Construção das Cidades Globais: Cultura, Religião, Ciência, Inovação e Empatia. Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Moreira, D., Asinelli-Luz, A., & Rosa, R. S. (2022). Apresentação: Da escola para o mundo, do mundo para a escola. In R. Sanches-Rosa, D. Farias, T. D. Berton, C. L. Asinelli-Luz & D. M. Moreira (Orgs.), Da escola para o mundo, do mundo para a escola, 1, 7-11. Livrologia Editor. https://doi.org/10.52139/livrologia9786586218985
  • Oliveira, R., & Cardona, M. J. (2022). Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade proeja: Avaliando ações de intervenção para apoio à permanência dos estudantes, investigar para intervir na administração educacional. Coleção – Formação e Investigação em Administração Educacional, 41-56. Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-54983-7-6. https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/3975
  • Pereira, B., & Rodrigues L. (2022). O papel do Erasmus+ na promoção do desenvolvimento dos direitos humanos. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 94-106). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022pereirarodrigues
  • Pereira, G., Gouveia, F., Gouveia, A., Fraga, N., & Silva, S. (2022). Educação e política: O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020). In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 230-243). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022pereiragouveia
  • Rodrigues, L., & Correia, F. (2022). A Filosofia como Discurso, Intervenção e Liberdade. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 50-58). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022rodriguescorreia
  • Rodrigues, L., & Fraga, N. (2022). Estado, politicidade e sentido da educação freiriana. In W. Sousa, M. Oliveira, N. Fraga, N. Lima, & F. Moreira (Eds.), A Escola em diálogo com Paulo Freire: Saberes e práticas de uma educação viável (pp. 69-89). Innovate Publicações.
  • Silva, S. & Fraga, N. (2022). Autonomia e flexibilidade curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeira. In H. Araújo e Sá & L. Morgado (Orgs.), Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social – vozes dos jovens investigadores (pp. 153-167). Universidade de Aveiro Editora. https://doi.org/10.48528/tr7a-j538
  • Silva, S., & Fraga, N. (2022). O aluno como agente e cocriador dos processos de aprendizagem: Uma narrativa a partir da voz de alunos de uma escola de 3.º ciclo do ensino básico da Madeira. In Livro de atas do VI ENJIE: Futuros da educação – Ciência cidadã e cocriação. Centro de Estudos em Educação e Inovação & Instituto Politécnico de Leiria (no prelo).
  • Soares, R., & Sousa, J. M. (2022). A responsabilidade social nos sistemas de regulação e avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil e em Portugal. In M. H. Araújo Sá & L. Morgado (Orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores (pp. 117-126). UA Editora. http://hdl.handle.net/10773/33065
  • Soares, R., & Sousa, J. M. (2022). A Responsabilidade Social nos Sistemas de Regulação e Avaliação da Qualidade do Ensino Superior no Brasil e em Portugal. In V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Livro de Atas (pp. 117-126). Universidade de Aveiro.
  • Sousa, J. M. (2022). O papel de Paulo Freire no Currículo para o desenvolvimento comunitário. In M. J. Camacho e S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 125-139). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidadmadeira2022sousa
  • Sousa, V. (2022). Educação e cidadania: Leitura de Paulo Freire com vista a uma ecopedagogia. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 79-98). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022sousa
  • Spínola, H. (2022). A Pedagogia do Oprimido Ambiental. In M. J. Camacho & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: Crítica, resistência e utopia no centenário do seu nascimento (1921-2021) (pp. 65-76). Imprensa Académica da Madeira. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022spinola
  • Cardona, M. J. (2021). Tempos de (des)esperança (Ou a história de como tenho vivido a covid 19). In J. Coloa (Org.), DES|CONFINAR 2.º MARÇO. Joaquim e Xisto Edições.
  • Cristóvão, N. (2021). Educação Artística na Região Autónoma da Madeira: Conquistas e desafios. In C. Gonçalves, N. Cristóvão & P. Esteireiro (Orgs.), Democratização da educação artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira (pp. 11-33). Edição Governo Regional da Madeira. ISBN: 978-972-90104-08.
  • Fraga, N., Pereira, G., Gouveia, F., & Cosme, A. (2021). (Re)inventar a avaliação numa escola em (trans)formação. In F. Moreira & N. Lima (Orgs.), Novos contextos de APRENDIZAGENS (pp. 32-92). Innovate Publicações. ISBN: 978-65-993030-3-6.
  • Gonçalves, C., Cristóvão, N., & Esteireiro, P. (2021). Atividades de enriquecimento curricular: O projeto Modalidades Artísticas. In C. Gonçalves, N. Cristóvão & P. Esteireiro (Orgs.), Democratização da educação artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira (pp. 83-105). Edição Governo Regional da Madeira. ISBN: 978-972-90104-08.
  • Gonçalves, C., Cristóvão, N., & Esteireiro, P. (2021). Dar voz aos alunos: A música na minha escola de sonho. In C. Gonçalves, N. Cristóvão & P. Esteireiro (Orgs.), Democratização da educação artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira (pp. 151-167). Edição Governo Regional da Madeira. ISBN: 978-972-90104-08.
  • Gonçalves, C., Cristóvão, N., & Esteireiro, P. (2021). Produção de eventos e ocupação de tempos livres. In C. Gonçalves, N. Cristóvão & P. Esteireiro (Orgs.), Democratização da educação artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira (pp. 65-81). Edição Governo Regional da Madeira. ISBN: 978-972-90104-08.
  • Lobo, A. F., & Mendonça, A. (2021). Os professores aposentados: Preparação, experiências e sentimentos pessoais vivenciados nessa condição. In J. Pinheiro (Coord.), Olhares sobre o envelhecimento. Estudos interdisciplinares, vol. 2 (pp.37-50). ISBN: 978-989-8805-65-2. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021lobomendonca
  • Martins, S. (2021). Designing Didactic Cycles in a Pandemic Scenario: Facing Challenges as Opportunities. In A. Reis, J. Barroso, J. B. Lopes, T. Mikropoulos & C. W. Fan (Eds.), Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. TECH-EDU 2020. Communications in Computer and Information Science, vol. 1384.
  • Mendonça, A. (2021). O Homem no Arquipélago: dos primórdios ao início do século XX. In C. Trindade, L. A. Paolinelli & P. Perneta (Coords.), Atas do Congresso Internacional Lugares Pioneiros. A Construção das Cidades Globais: Cultura, Religião, Cultura, Religião, Ciência, Inovação e Empatia. Imprensa Universitária de Coimbra.
  • Pereira, G., Fraga, N., & Cosme, A. (2021). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Percursos de Inovação Pedagógica. Livro de Atas do XV Colóquio SPCE. Liberdade, Equidade e Emancipação. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf
  • Rocha, E, Silva, H., Carvalho, O., Galinha, S., & Machado, C. (2021). Percepções dos Docentes sobre Inclusão na Educação: Um Estudo no Norte, Centro e Sul de Portugal. In S. Galinha (Coord.), Bem-estar, Educação e Direitos da Criança. Coleção CO3 Co-Construir Comunidades, 1 (pp. 127-148). JOIA. ISBN: 978-989-53210-1-8.
  • Souza Júnior, M., Arnaud, A., Correia, F., & Queiroz, Z. (2021). Avaliação de Software na Educação: Algumas Reflexões e Impressões no uso da Internet em Ambientes Educacionais. In E. Senhoras (Org.), Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana (pp. 21-133). Atena Editora. ISBN: 978-65-5706-723-9.
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  • Fraga, N., Pereira, G., Gouveia, A.I., & Gouveia, F. (2021). Processos de liderança no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22, 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-403620220003002936
  • Galinha, S. A. (2021). As competências socio-emocionais e a motivação: Educação para a sustentabilidade. Brazilian Journal of Development, 7(6), 55747-55755. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-129
  • Galinha, S. A., & São-João, R. (2021). Measuring levels of cooperation and assertiveness in the e-learning system during a pandemic crisis. Psychology and Education, 58(3), 2893-2904. http://hdl.handle.net/10400.15/3452
  • Galinha, S. A., São-João, R., Jacob, L., & Galinha, M. (2021). Communication and society: Senior Virtual University’s contribution to sustainability during the pandemic period. Psychology and Education, 58(3), 2922-2934. http://hdl.handle.net/10400.15/3450
  • Galinha, S. A., & São-João, R. (2021). COVID-19 period and competences in higher education: Study on cooperation and assertivity. South Florida Journal of Development, 2(3), 4179-4187. https://doi.org/10.46932/sfjdv2n3-031
  • Galinha, S.A., São-João, R., & Jacob, L. (2021). Virtual senior university as a promoter of sustainability and the democratization of education: Satisfaction and continuity. South Florida Journal of Development, 2(3), 4074-4083. https://doi.org/10.46932/sfjdv2n3-021
  • Oliveira, A. L., Brazão, P., & Dias, A. F. (2021). Dialogue about gender, sexuality and bodies in academic context: A possibility of pedagogical innovation? Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12484. https://doi.org/10.20952/jrks2112484
  • Rodrigues, L. (2021). European Union: The Commitment of Hope – Human Rights, Development And Education. In Congress of Development. South Florida Publishing. ISBN: 978-1-7361138-1-3. https://doi.org/10.47172/sfcdv20210133
  • Santos, A., Galinha, S. A., & Cunha, B. (2021). O impacto do cuidar na qualidade de vida: Percepções dos cuidadores familiares. Brazilian Journal of Health Review, 4(2), 5067-5079. ISSN: 2595-6825.
  • Silva, I., Brazão, P., & Heckler, V. (2021). Apresentação do Dossier de políticas educacionais, cultura e currículo: Alternativas teórico-metodológicas para um cenário pós-pandemia. In I. Silva, P. Brazão & V. Heckler (Orgs.), Dossier de políticas educacionais, cultura e currículo: Alternativas teórico-metodológicas para um cenário pós-pandemia (pp. 1-6). EDUCA: Revista Multidisciplinar Em Educação. https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6453
  • Spínola, H. (2021). Environmental culture and education: A new conceptual framework. Creative Education, 12, 983-998. http://hdl.handle.net/10400.13/3447
  • Silva, S., & Fraga, N. (2021). Autonomia e Flexibilidade Curricular como Instrumentos Gestionários: O Caso de Portugal. REICE – Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, 19(2), 37-54. https://doi.org/10.15366/reice2021.19.2.003
  • Sousa, J. M. (2021). Against the factory school of modern times: The need of a paradigmatic rupture. South Florida Journal of Development, 2(2), 3586-3593. https://doi.org/10.46932/sfjdv2n2-194
  • Sousa, J. M. (2021). Educational policy at the light of post-colonial theories. American Journal of Humanities and Social Science, 23, 01-13.
  • Sousa, M., & Brazão, P. (2021). O construcionismo como proposta de inovação pedagógica. EDUCA: Revista Multidisciplinar em Educação, 8, 01-20. https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6131
  • Brazão, P., & Dias, A. (2020). Relações de género e do corpo na escola: Diretivas promotoras de culturas inclusivas para as práticas pedagógicas. Revista Cocar, 14(29), 61-72. https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3347/1506
  • Brazão, P., Dias, A., Mendonça, A., & Cardoso, L. (2020). Caracterização da produção científica na área de Inovação Pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira. Revista Online de Política e Gestão Educacional, 24(2), 571-592. https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13742
  • Fino, C. N. (2020). Invariante cultural, senso comum e inovação pedagógica. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), 5, 1-12. e-ISSN: 2447-8288.
  • Fraga, N. (2020). Recensão à obra “Teodoro, A. (2020). Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. Routledge.” Revista Lusófona de Educação, 49.
  • Galinha, S., Loureiro, M. J., Carvalho, O., & Fonseca, C. (2020). Desarrollo de habilidades en adolescencia en el régimen presencial pre-COVID-19: Una experiencia educativa. Quaderns d´Animació i Educació Social, (32), 1-18. http://hdl.handle.net/10400.15/3126
  • Jardim, J., Pereira, A., Vagos, P., Direito, I., & Galinha, S. (2020). The Soft Skills Inventory: Developmental procedures and psychometric analysis. Psychological Reports 2020, 1-29. https://doi.org/10.1177/0033294120979933
  • Moreira, D., & Butcher, J. (2020). Editorial. Widening Participation and Lifelong Learning, 22(3), 1-7. https://doi.org/10.5456/WPLL.22.3.1
  • Santos, A. C., Galinha, S., & Cunha, B. (2020). Relationship between Education, Personal and Social Competences and Quality of Life of Adult Family Caregivers. International Journal of Curriculum and Instruction, 12, 159–171. http://hdl.handle.net/10400.15/3125
  • Sousa, J. M. (2020). A formação do Professor como Pessoa. Reflexões que transformam e inspiram, 1. LACONEX@O/UFPB. https://laconexao.net.br/2020/05/11/reflexo-pedagogica/
  • Sousa, J. M. (2020). Admirável Mundo Pós-moderno: Que futuro para a educação? Revista Cocar, 8, 333-346. ISSN: 2237-0315.
  • Spínola, H. (2020). Correlations between environmental literacy components (knowledge, attitude and behavior) in Madeira Island (Portugal) 9th grade students. The Online Journal of New Horizons in Education, 10(1), 28-36. https://www.tojned.net/journals/tojned/articles/v10i01/v10i01-03.pdf

Presentations

  • Camacho, M. J. (2022, dezembro). Pedagogia de proximidade (à distância). In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Camacho, M. J. (2022, maio). Do Homo Sapiens ao Homo Viator – Escola ou Comunidade de Aprendizagem? In II Seminário de Educação Machico 2022 – Educação e Comunidade: Por uma escola que cria pontes. Câmara Municipal de Machico.
  • Camacho, M.J.J (2022, setembro). Inovação e Inclusão: Políticas, Práticas e Cultura. In XVI Congresso da SPCE – Educação e Cidades. Lisboa.
  • Cardona, M. J. (2022, junho). Apresentação do projeto “NAMORArte+, por relações igualitárias e livres de violência. In Sessão Pública Graal / Câmara Municipal da Chamusca. Santarém.
  • Cardona, M. J. (2022, setembro). Questões atuais da formação docente. In I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de infância e Professores/as. Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Lisboa.
  • Carreira, S. M., & Spínola, H. (2022, fevereiro). A Didática das Ciências como ferramenta de desenvolvimento comunitário. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Cristóvão, N., & Kot-Kotecki, A. (2022, setembro). Prática pedagógica das expressões artísticas em contexto de pandemia: Obstáculos e oportunidades. In XIII Congresso de Educação Artística. Funchal.
  • Cristóvão, N., Kot-Kotecki, A. & Sousa, V. (2022, fevereiro). As instituições culturais como espaços promotores de educação e inclusão: As expressões artísticas em diálogo. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Cristóvão, N., Kot-Kotecki, A., & Sousa, V. (2022, dezembro). As Expressões em contraTempo de pandemia de COVID-19 no contexto de formação em Educação Básica. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Estrela, M. (2022, dezembro). A vivência da pandemia a quatro dimensões: Liderança, investigação, prática(s) pedagógica(s), maternidade. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Estrela, M. (2022, fevereiro). A creche, serviço de educação e de cuidados promotor do desenvolvimento das crianças, do seu efeito em questões de igualdade, de inclusão social e de equidade. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Fernandes, A., & Correia, F. (2022, dezembro). A profissão docente em tempos de pandemia. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Fernandes, A., & Correia, F. (2022, fevereiro).  Percursos inclusivos – Diálogos entre a teoria e a prática. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Fernandes, A., & Correia, F. (2022, fevereiro). Desenvolvimento curricular e ciência cidadã: caminhos cocriados. In VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Leiria.
  • Fino, C. N. (2022, dezembro). O futuro todo de uma vez. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Fraga, N. (2022, fevereiro). Espaços e Tempos da Intervenção Comunitária. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Fraga, N. (2022, dezembro). Educação e Flexibilidade Curricular em Tempos de Pandemia: Efeitos na Gestão Curricular e Pedagógica de uma Escola Básica e Secundária na RAM. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Freitas, G., & Rodrigues, L. (2022, dezembro). A resposta educativa da proteção civil europeia (ECHO) à COVID-19. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Gouveia, F., & Pereira, G. (2022, fevereiro). Escola e Comunidade: Uma parceria essencial a uma educação de qualidade. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Kot-Kotecki, A., Mendes, G., & Sousa, V. (2022, dezembro). Prática Pedagógica em tempo de pandemia COVID-19: Desafios e oportunidades. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Martins, S., & Santos, C. (2022, dezembro). Artefactos de mediação semiótica e aprendizagem matemática: Um robô em enfermarias Covid. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Mendes, G. (2022, fevereiro). Educação e Desenvolvimento: Um Embrião nas Práticas Pedagógicas Participativas. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Mendonça, A. (2022, outubro). As potencialidades das Universidades Seniores na promoção do Envelhecimento Ativo. In Sessão de Abertura do ano letivo 2022/2023 da Universidade Sénior de Machico.
  • Pereira, B. A. (2022, fevereiro). A inclusão no Erasmus+. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Pereira, B. A., & Rodrigues, L. (2022, dezembro). O rumo do Erasmus+ em tempo de pandemia. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Pereira, J., & Correia, F. (2022, dezembro). A procura pelos ambientes naturais na educação: O caso da Orientação no rescaldo da pandemia. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Pinto, D., Meireles, T., Spínola, H., & Santos, F. (2022, outubro). Kit carregador do tipo power bank com recurso à energia solar e/ou energia eólica. In 4ª Conferência Campus Sustentável: Parcerias para a neutralidade carbónica no campus. Instituto Politécnico de Leiria.
  • Ribeiro, N. & Correia, F. (2022, dezembro). Simulação Clínica, um desafio atual. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Rodrigues, L. (2022). Conferência Escola Política. AIDGlobal, Lisboa.
  • Rodrigues, L. (2022). Conferência União Europeia: Funcionamento e valores. EB123 PE Bartolomeu Perestrelo.
  • Rodrigues, L. (2022, dezembro). Educação e comunidades em recuperação. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Silva, S. (2022, dezembro). Educação e Flexibilidade Curricular em Tempos de Pandemia: Efeitos na Gestão Curricular e Pedagógica de uma Escola Básica e Secundária da RAM. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Silva, S. (2022, fevereiro). Espaços e Tempos da Intervenção Comunitária. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Silva, S. (2022, fevereiro). O aluno como agente e cocriador dos processos de aprendizagem: Uma narrativa a partir da voz de alunos de uma escola de 3.º ciclo do ensino básico da Madeira. In VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Instituto Politécnico de Leiria.
  • Silva, S., Fraga, N., & Pereira, G. (2022, dezembro). Educação e flexibilidade curricular em tempos de pandemia: Efeitos na gestão curricular e pedagógica de uma escola básica e secundária da RAM. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Soares, R. (2022, dezembro). Repensando o Futuro da Qualidade do Ensino Superior. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Soares, R., & Bastos, M. S. (2022, fevereiro). Violências sexuais a crianças e adolescentes: A ética do cuidado familiar e educacional em pauta. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Soares, R., & Sousa, J. M. (2022, dezembro). Repensando o futuro da qualidade do ensino superior. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Sousa, J. M. (2022, dezembro). Educação e Pandemia. O contexto insular perante ameaças globais. In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Sousa, J. M. (2022, fevereiro). O papel da educação no empoderamento da Pessoa. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Sousa, V., & Kot-Kotecki, A. (2022, julho). Um percurso formativo no sentido da ecocidadania: Práticas de Educação Artística com futuros profissionais de educação. In Jornadas de ECOcidadania (online).
  • Spínola, H. (2022, dezembro). Educação Ambiental à distância: É possível?! In XVIII Colóquio CIE-UMa: Lições da Pandemia. Universidade da Madeira.
  • Spínola, H. (2022, outubro). Sistema piloto de dispensa de copos reutilizáveis. In 4ª Conferência Campus Sustentável: Parcerias para a neutralidade carbónica no campus. Instituto Politécnico de Leiria. Spínola, H., & Carreira, S. M. (2022, fevereiro). Comunidades de Educação Ambiental. In XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Universidade da Madeira.
  • Abreu, A., & Fernandes, E. (2021). A aprendizagem de funções mediada pelo GeoGebra e pela Modelação 3D. In XXXI Seminário de Investigação em Educação da Matemática. Associação de Professores de Matemática de Lisboa.
  • Cardona, M. J. (2021). Apresentação do Projeto NAMORArte+. In Seminário da UIIPS. Escola Superior de Educação de Santarém.
  • Cardona, M. J. (2021, outubro). Questões a considerar para repensar a Educação de Infância. In Seminário (Re)Pensar a Educação de Infância: Refletir para Agir. Sindicato de Professores da Madeira.
  • Carvalho, O., Galinha, S., & Belo, S. (2021, abril). Impacto educacional do confinamento por COVID-19 . In III Congresso Internacional dos Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Escola Superior de Educação e de Comunicação da Universidade do Algarve. https://esec.ualg.pt/iii-congresso-internacional-direitos-humanos-e-escola-inclusiva-0
  • Carvalho, O., Galinha, S., Ferreira, C., & Paulo, E. (2021, abril). Impacto da pandemia na inclusão . In III Congresso Internacional dos Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Escola Superior de Educação e de Comunicação da Universidade do Algarve. https://esec.ualg.pt/iii-congresso-internacional-direitos-humanos-e-escola-inclusiva-0
  • Carvalho, O., Galinha, S., Gregório, A., & Paulo, E. (2021, abril). Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino à distância. In III Congresso Internacional dos Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Escola Superior de Educação e de Comunicação da Universidade do Algarve. https://esec.ualg.pt/iii-congresso-internacional-direitos-humanos-e-escola-inclusiva-0
  • Duarte, A. C. (2021, setembro). O Futuro das Artes No Mundo: Novo Paradigma Pós-pandemia? In XII Congresso de Educação Artística. Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.
  • Fraga, N. (2021, abril). Autonomia e Flexibilidade Curricular: O Caso de uma Escola da Região Autónoma da Madeira. In V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Universidade de Aveiro.
  • Kot-Kotecki, A. F. (2021, novembro). O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. In 13.º Congresso da FENPROF – Federação Nacional dos Professores. Sindicato dos Professores.
  • Martins, S., & Santos, C. (2021, julho). Um robô enfermeiro para tratamento ao COVID-19: Aprendizagem dos lugares geométricos com recurso a robôs e à resolução de problemas. In XXXI SIEM. Associação de Professores de Matemática de Santarém.
  • Matemática, XXXI SIEM, Santarém, Portugal (online)
  • Mendes, G. (2021, junho). Os sentidos da avaliação na Educação de Infância. In Reflexões em Torno da Avaliação na Educação de Infância. Universidade da Madeira.
  • Pereira, G. (2021). Processos de ensino-aprendizagem no Ensino a Distância em tempos de pandemia da COVID-19: Um estudo exploratório no Ensino Superior. In Mesa Temática: Potencialidades e Desafios do Ensino a Distância. Universidade da Madeira.
  • Rodrigues, L. (2021). Educação como Intervenção Comunitária. In 1º Encontro de Educação: A Escola de que Precisamos. Sindicato Democrático dos Professores da Madeira.
  • Soares, R. (2021). A Responsabilidade Social nos Sistemas de Regulação e Avaliação da Qualidade do Ensino Superior no Brasil e em Portugal. In V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Universidade de Aveiro.
  • Sousa, J. M. (2021, abril). Mesa-redonda sobre Investigação em Educação e Responsabilidade Social. In V ENJIE – V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Universidade de Aveiro.
  • Spínola, H. (2021, outubro). Proposta de Abordagem Estratégica para a Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior. In 3ª Conferência Campus Sustentável: Desafios e Oportunidades. Instituto Politécnico de Lisboa.
  • Cristóvão, N. (2020, setembro). A emergência de uma nova escola: A voz dos professores à luz da autonomia e flexibilidade curricular. In XI Congresso de Educação Artística. Conservatório – Escola de Artes da Madeira.
  • Fraga, N., Pereira, G., & Cosme, A. (2020, setembro). Lideranças pedagógicas em contextos emergentes de autonomia e flexibilidade curricular: Uma narrativa no campo da administração educacional. In XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. FPCEUP & ESE-IPP.
  • Gouveia, F. (2020, setembro). (Re)inventar a avaliação numa escola em (trans)formação. In XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. FPCEUP & ESE-IPP.
  • Mota, D., & Fraga, N. (2020, julho). O Conselho Municipal de Educação e a Descentralização Educativa. In XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. FPCEUP & ESE-IPP.
  • Pestana, M. C., & Fraga, N. (2020, setembro). Autonomia e flexibilidade curricular: Um rumo. In XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. FPCEUP & ESE-IPP.
  • Pereira, G., Fraga, N., & Cosme, A. (2020, setembro). Autonomia e flexibilidade curricular: Percursos de inovação pedagógica? In XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. FPCEUP & ESE-IPP.
  • Rodrigues, L. (2020). O currículo como construção. In VII Jornadas GZarco: Autonomia, Flexibilidade e Inclusão. EBS Gonçalves Zarco.
  • Spínola, H. (2020, outubro). Influencers pelo ambiente na Universidade da Madeira. In 2ª Conferência Campus Sustentável. Instituto Politécnico de Tomar.
  • Brazão, P. (2022, maio). Comparando reflexões sobre a inclusão da diversidade sexual e de género. In II Seminário de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, Brasil.
  • Camacho, M. J. (2022, julho). Formação de Professores na Universidade da Madeira. In I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia. FPCEUP, Portugal.
  • Cardona, M. J. (2022, junho). A educação pré-escolar e a formação de profissionais de educação de infância em Portugal. In Seminário Internacional sobre a organização da educação pré-escolar na América Latina. Centro de Atualização de Michoacán, México.
  • Fernandes, A., & Correia, F. (2022, julho). A formação inicial de professores e a construção da identidade profissional docente – que relação? In I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia. FPCEUP, Portugal.
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  • Mendonça, A. (2022, maio). La diversidade sexogenérica. In II Seminário de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, Brasil.
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  • Rodrigues, L. (2022).  A internacionalização do currículo pela perspetiva dos Direitos Humanos. In IAACS 2022 Conference: Curriculum in the Post-Pandemic. Universidade do Minho, Portugal.
  • Rodrigues, L. (2022).  A participação da mulher no futuro da democracia. IFBA, Brasil.
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  • Rodrigues, L. (2022).  Curriculum, Identity and Power. Universidade Palacky Olomouc, República Checa.
  • Rodrigues, L. (2022).  Educação para a proteção civil: políticas e páticas em Portugal. In IX Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. UECE, Brasil.
  • Rodrigues, L. (2022).  Education as Commitment for Human Rights. Universidade de Mahidol, Tailândia.
  • Rodrigues, L. (2022).  The War Against Ukraine And The Future Of Europe. UESA & EP FME.
  • Rodrigues, L. (2022). Acordo IFBA/UMa: Cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento local. IFBA, Brasil.
  • Rodrigues, L. (2022). Educação e desenvolvimento comunitário. IFBA, Brasil.
  • Rodrigues, L. (2022). Educação na Europa: Possibilidades e oportunidades. IFBA, Brasil.
  • Sousa, J. M. (2022, março). The need of a paradigmatic rupture in Education. In EDUCON 2022, 13th IEEE Global Engineering Education Conference. IEEE, Tunísia. Sousa, J. M. (2022, outubro). The need of a paradigmatic rupture in Education. Universidade de Olomouc, República Checa.
  • Cardona, M. J. (2021, maio). A formação inicial de educadores e professores: Desafios para o futuro. In II Ciclo Internacional de Conferências @ Distância: Infância e Educação. Politécnico de Leiria.
  • Cardona, M. J. (2021, outubro). A relevância da educação pré-escolar na cooperação internacional. In EITA – European Innovative Teaching Awards.
  • Galinha, S. (2021, agosto). E-Learning and virtual innovations: Social representations and feeling of learning community. In XV International Conference: Education, Research & Development. Burgas, Bulgária. https://www.sciencebg.net/en/conferences/education-research-and-development
  • Jacob, L., Galinha, S., & São-João, R. (2021, maio). Senior universities in Portugal: Exploratory study to approach positive organizations. In 17th DOKBAT – International Bata Conference for Ph.D. Students and Young Researchers. Zlín, República Checa. http://dokbat.utb.cz/proceedings/
  • Jacob, L., São-João, R., & Galinha, S. (2021, fevereiro). The democratization of Education by the Virtual Senior University as a promoter of sustainability. In 1st International Congress of Quality of Life: Research and Innovation. CIEQV & ESDRM – Escola Superior de Desporto de Rio Maior. http://hdl.handle.net/10400.15/3334
  • Moreira, D. (2021, julho). Multiliteracies for social inclusion. In International Congress on 21st Century Literacies. Instituto Politécnico de Portalegre. https://xxicl.ipportalegre.pt
  • Rodrigues, L. (2021). EU Regional Policy, Cohesion Policy. Universidade de Tecnologia de Kaunas, Lituânia.
  • Rodrigues, L. (2021). Politics as a Tool for Freedom and Education as a Commitment for Equality. Universidade de Colorado, EUA.
  • Rodrigues, L. (2021). Perspectives and challenges of European Neighbourhood Policy: Development for Peace. Universidade Matej Bel, Eslováquia.
  • Rodrigues, L. (2021). Filosofia, Educação e Currículo. In Simposio Internacional de Filosofia de la Educación “Identidad y buen Carácter.” Universidade de Navarra. Madrid, Espanha.
  • Rodrigues, L. (2021). Normes européennes et obligations des Etats in Eduquer a l’égalité entre filles et garçons, femmes et hommes. In Le Conseil Parisien des Européen-nes. Paris, França.
  • Rodrigues, L. (2021, novembro). As escolas Daara: O currículo da escravidão. In V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. UFBA – Universidade Federal da Bahia. Salvador, Brasil.
  • Rodrigues, L. (2021, novembro). Avaliação como processo. In V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. UFBA – Universidade Federal da Bahia. Salvador, Brasil.
  • Silva, S., & Fraga, N. (2021, julho). The Curricular Autonomy of Schools: A Case of a School on the Edge of Europe. In XXVIII International Conference on Learning: Universalism or Particularism: Knowledge and Power in the Process of Decolonization. Cracóvia, Polónia. https://cgscholar.com/cg_event/events/L21/proposal/55395
  • Sousa, J. M. (2021, fevereiro). Professor de outrora, professor de agora. In Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco. Nazaré da Mata, Brasil.
  • Sousa, J. M. (2021, abril). Against the factory school of modern times: The need of a paradigmatic rupture. In I South Florida Congress of Development. Miami, EUA.
  • Sousa, J. M. (2021, abril). Em tempos de (pós)pandemia: O que muda na Universidade no contexto nacional e internacional? In Webinar “Educação Superior em tempos de Pandemia: Cenários pedagógicos, desafios e oportunidades.” Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Brasil.
  • Sousa, J. M. (2021, junho). Clarification du concept de curriculum. In Séminaire thématique des experts scientifiques de l’AFIRSE. Paris, França.
  • Sousa, J. M. (2021, novembro). Educação e pandemia: Os contextos insulares diante de ameaças globais. In Seminário Internacional: Educação Inclusiva em tempos de pandemia. UDESC – Universidade de Estado de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil.
  • Sousa, J. M. (2021, novembro). O currículo num cenário de rupturas paradigmáticas. In V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. UFBA – Universidade Federal da Bahia. Salvador, Brasil.
  • Sousa, J. M. (2021, novembro). O currículo para a formação de professores: Uma questão de identidade e poder. In V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. UFBA – Universidade Federal da Bahia. Salvador, Brasil.
  • Carvalho, O., Vaz, A., & Galinha, S. (2020, janeiro). A representação da escola inclusiva nos media: O caso particular da imprensa escrita. In ICCA2020 – 4th International Conference on Childhood and Adolescence. Instituto Politécnico de Bragança.
  • Fraga, N., Pereira, G., & Cosme, A. (2020, outubro). Lideranças em contextos de autonomia e flexibilidade curricular: Uma narrativa no campo da administração educacional. In 8th International Congress of Educational Sciences and Development. Universidade de Pontevedra, Espanha. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.22112.10241
  • Galinha, S., São-João, R., Vaz, P., & Jardim, J. (2020, maio). In INCTE2020 – V International Conference on Teaching Education – Crossroads on Educational Research. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
  • Galinha, S., & São-João, R. (2020, junho). Influence of the COVID-19 Period on Competences in Higher Education. In GLOBETS Online: International Conference on Education, Technology, and Science. Turquia.
  • Galinha, S., & São-João, R. (2020, julho). Measuring levels of cooperation and assertiveness in the e-learning system during a pandemic crisis. In 6th International Conference on Lifelong Education and Leadership for All. University of Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) & University of Sakaria (Turquia).
  • Martins, S. (2020, fevereiro). Tecnologias e Inovação Pedagógica: Novos desafios e novas oportunidades. In Conferência online nas Jornadas Pedagógicas promovidas pelo Instituto Federal da Bahia. Brasil.
  • Rodrigues, L. (2020). Mulheres, Educação e Política. In Bom dia no Feminino. Luxemburgo.

Theses

  • Abreu, D. M. (2022). Os Jogos e a Gamificação no processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Almeida, U. P. (2022). Cidade Educadora na Contemporaneidade: A experiência de Cascais e o desafio permanente de desenvolver o potencial educador do território [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Alves, S. P. (2022). O Trabalho Colaborativo dos Professores e o Trabalho Colaborativo dos Alunos – Os Domínios da Autonomia Curricular (DAC) e os Planos Individuais de Trabalho (PIT) – Um Estudo de Caso com Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Berenguer, M. H. (2022). Supervisão Pedagógica nas práticas de Expressão Plástica no 1º CEB: Que Contributos? Um Estudo em Escolas da RAM [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Costa, M. A. (2022). A inserção e atuação profissional na perspectiva dos ingressos de um curso superior tecnológico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [S. Galinha].
  • Farias, W. V. (2022). O jogo de xadrez na aprendizagem de matemática e a inovação pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Fernandes, F. C. (2022). A Dimensão Ética das Cidades Educadoras [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Ferreira, A. C. (2022). As explicações da disciplina de Matemática no 12ªano de escolaridade na ótica dos alunos, pais e explicadores [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Ferreira, S. C. (2022). O Envolvimento dos Professores no Processo da Avaliação do Desempenho Docente. Um Estudo de Caso numa Escola Pública da Região Autónoma da Madeira [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Freitas, D. A. (2022). O samba de reis do povoado de São Tomé e seus processos pedagógicos [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [L. Rodrigues].
  • Macedo, M. G. (2022). Projeto leitura na escola municipal Mandacaru [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Petito, E. F. (2022). Processos de educação, formação e valorização Individual [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [L. Rodrigues].
  • Ribeiro, J. M. (2022). Liderança, Inclusão e Percursos Curriculares Alternativos: Um estudo de caso numa Escola dos 2º e 3º Ciclos da RAM [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Thomaz, T. S. (2022). O contexto de produção de bens e serviços de uma instituição federal de ensino [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [S. Galinha].
  • Aguiar, T. C. (2021). A Relação Família-Escola [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Azevedo, F. V. (2021). Uma abordagem sobre a pedagogia da alternância na perspectiva da educação do campo na escola Família Agrícola de Sobradinho – BA [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Chaves, M. C. (2021). A Avaliação do Desempenho Docente. (Im)possibilidades de Desenvolvimento Profissional. Estudo de caso numa Escola Secundária [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Costa, M. C. (2021). O Portfólio e a processualidade como fundante da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Escola Municipal [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Ferreira, C. (2021). Os Estilos de Liderança e a sua Influência nas Relações Humanas Um estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Ferreira, D. C. (2021). Sala Infantojuvenil da Biblioteca da Madeira. Espaço de Educação Não Formal: Contributos para a promoção da autonomia e da interação social [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Mota, D. A. (2021). O Conselho Municipal de Educação e a Descentralização Educativa [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Pereira, O. D. (2021). Tecnologia Assistiva e Inovação Pedagógica: Perspectiva e Aprendizagem na Sala de Recursos da Escola Samuel Galvão de Oliveira [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Pestana, M. C. (2021). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Um Rumo [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Ribeiro, J. F. (2021). A produção do vídeo e seu contributo para a aprendizagem em educação ambiental: um estudo de caso na educação fundamental [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Santos, A. C. (2021). Liderar uma Universidade Sénior em tempos de Covid: Estudo de Caso no Entroncamento [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Santos, M. G. (2021). Práticas Pedagógicas na Convivência da Terceira Idade [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Silva, M. S. (2021). A literatura infantil na escola multisseriada e a inovação pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Silva, U. E. (2021). O Proemi e suas Práticas Pedagógicas [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Souto, V. M. (2021). Farmácia Viva como Inovação Pedagógica: Um estudo etnográfico na Escola de Cidadania Anísio da Frota [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Spínola, A. S. (2021). Os processos pedagógicos nos ambientes de educação e formação de adultos [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Viana, S. N. (2021). Práticas pedagógicas de matemática no ensino médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco, Brasil: Um olhar etnográfico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Vieira, R. M. (2021). O Papel do Projeto Educativo Local no Desenvolvimento da Cidade [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Araújo, H. S. (2020). A prática pedagógica do Teatro na formação de crianças e adolescentes no ensino fundamental: As possibilidades de uma educação transformadora [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Araújo, S. (2020). A prática pedagógica da educação popular no Sertão de Pernambuco [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Borges, N. A. (2020). CREVIPAZ: Uma proposta pedagógica na casa de recuperação [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Cruz, C. J. (2020). As Práticas Pedagógicas na Oficina de Teatro do Grupo ACRA: Um Olhar sob a Ótica da Inovação Pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Ferro, A. M. (2020). Inovação Pedagógica na Língua Portuguesa: Um Estudo Etnográfico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Freitas, M. D. (2020). Saber científico e etnossaberes na formação de professores da Tribo Xukuru [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Gomes, J. C. (2020). Pedagogia Waldorf e suas práticas pedagógicas na escola Anael de Várzea da Roça [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Lima, N. O. (2020). Educação matemática: Uma possibilidade de Inovação Pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Macedo, S. B. (2020). A dinâmica de uma classe multisseriada caracteriza inovação pedagógica? [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Maia, R. O. (2020). Assistência mútua no Colégio Luminar, Petrolina, Brasil [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Mattos, A. S. (2020). Escola, família e comunidade: Um elo na prática pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Moreira, F. M. (2020). Reflorestamento e tecnologias móveis: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Nunes, J. B. (2020). Feira de ciências e seus contextos de aprendizagem: um estudo no Colégio Estadual Luiz Viana Filho [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Oliveira, G. I. (2020). O Laboratório dos Novos Tempos e suas Práticas Pedagógicas [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Paixão, E. G. (2020). Educação Musical inclusiva: Práticas pedagógicas na filarmónica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Santos].
  • Ribeiro, E. S. (2020). As Práticas Pedagógicas nas Aulas de Robótica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Serrão, T. P. (2020). Ambientes Inovadores de Aprendizagem: Garimpando Matética no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Silva, F. S. (2020). Ambiente de aprendizagem de cabala e a inovação pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Silva, J. J. (2020). A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de EJA: abertura de caminhos para a inovação pedagógica? [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. F. Kot-Kotecki].
  • Silva, L. M. (2020). Diversidade Cultural: O lugar dos etnossaberes na formação do professor [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Silva, M. A. (2020). Biblioteca Itinerante: Realizando Sonhos e Fomentando Cidadãos [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. F. Kot-Kotecki].
  • Silva, M. P. (2020). As Práticas Pedagógicas na Iniciação à Investigação Científica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Silva, S. G. (2020). Escola do Campo: Quais as possibilidades de Inovação na Prática Pedagógica? [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Soares, M. S. (2020). Educação e Inovação Pedagógica: Uma Análise da Prática Pedagógica de uma Escola do Campo em Itapipoca, Brasil. [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Sousa, M. B. (2020). Indisciplina Escolar e Formação do Professor [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Sousa, M. G. (2020). Inovação Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Souza, D. F. (2020). Um olhar sobre o Centro de Desenvolvimento Socioambiental Barriguda e suas intervenções em comunidades do semiárido baiano em busca de Inovação Pedagógica [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Correia].
  • Souza, S. R. (2020). Atendimento educacional especializado (AEE) na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental – EMEIEF Comissário Francisco Barbosa: Um estudo de caso [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [A. Mendonça].
  • Vale, A. G. (2020). Trabalho com projeto interdisciplinar: Um estudo no Colégio Luminar [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Valle, C. S. (2020). A Escolinha do Atletismo e suas Práticas Pedagógicas [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Veloso, S. M. (2020). A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguari: Um estudo de caso [Tese de Mestrado]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • no records
  • Fonseca, A. J. (2021). Estudos sobre inovação pedagógica: Uma metassíntese interpretativa [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [C. N. Fino].
  • Gouveia, A. I. (2021). Dos Casulos à metamorfose pedagógica. Que cenários para a transformação pedagógica no Centro de Estudos Criativos da Criança – Bicho da Seda? Estudo de caso [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [N. Fraga].
  • Mesquita, L. A. (2021). Educação Profissional: um estudo etnográfico sobre o processo de aprendizagem no projeto jovem aprendiz do IDESQ [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [F. Gouveia].
  • Mota, J. C. (2021). O currículo social no autismo: Um estudo de caso múltiplo [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [A. F. Kot-Kotecki].
  • Soares, R. P. (2021). A3ES e SINAES/MEC. Estudo comparado dos contextos institucionais e políticos de avaliação e regulação do sistema de qualidade da educação superior em Portugal e no Brasil. Sentidos e identidades dos dois lados de uma mesma moeda [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Amorim, R. M. (2020). Educação Escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/BA: Um olhar reflexivo sobre interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadora [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Camacho, M. J. (2020). Modelo de Educação Especial na Madeira de 1965 a 2011: Conhecimento, cenários e propósitos numa perspetiva diacrónica. Um estudo na Região Autónoma da Madeira [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Lobo, A. F. (2020). Clube de Robótica da Escola Secundária de Francisco Franco – Estudo Etnográfico [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [C. Fino].
  • Mendes, G. R. (2020). Linhas curriculares e práticas de educação de infância: Um estudo pelas vozes das crianças [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Moreno, S. A. (2020). Aprendizagens e Identidades no PROEJA do IFMA/Campus São Luís – Maracanã: Um Olhar Etnográfico [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [G. Pereira].
  • Pereira, W. M. (2020). Interfaces entre TIC e inovação pedagógica: Uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche escola do Recife [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [P. Brazão].
  • Pestana, T. C. (2020). Entre o internacional e o local: A educação de infância na encruzilhada das políticas de globalização. Um estudo de caso na ilha da Madeira [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
  • Santos, F. M. (2020). Regionalização da Educação e o Currículo: Uma Questão Ideológica e de Afirmação de Poder [Tese de Doutoramento]. Universidade da Madeira [J. M. Sousa].
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