Organizadores: Ana França Kot-Kotecki & Carlos Nogueira Fino
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
1.ª Ed.: Julho 2025
ISBN: 978-989-9062-61-0
DOI: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2025kot-koteckifino
Capítulo | Autor(es) | |
---|---|---|
Lições pós-pandemia: Rumo a modelos híbridos no Ensino Superior | Manuel Area-Moreira | |
O futuro todo de uma vez | Carlos Nogueira Fino | |
Educação ambiental à distância: É possível?! | Hélder Spínola | |
Desafios para a educação ambiental num mundo pós-COVID-19: Reflexão crítica sobre o projeto educativo Emc2 numa perspetiva internacional | Maria Alexandra Lima & Lia Vasconcelos | |
Pedagogia de proximidade (à distância) | Maria José Camacho & Sónia Augusta | |
O projeto NAMORArte+, por relações igualitárias e livres de violência | Maria João Cardona & Eliana Madeira | |
As questões de género na idade pré-escolar: O que dizem as crianças | Maria João Cardona & Catarina Gomes Silva | |
Vivência da pandemia a quatro dimensões: Liderança, investigação, prática pedagógica, maternidade – contextos distintos com impacto na infância | Mariana Estrela | |
Experiência de ensino remoto de emergência em Educação Profissional e Tecnológica durante a pandemia de COVID-19: Um caso em Educação Superior no IFBA, campus de Lauro de Freitas | Adriana dos Santos, Gabriela dos Santos, Maria Barreto & Marcelo Pereira | |
A pandemia da inatividade: As ferramentas digitais como instrumento de atuação | Hélder Lopes, Élvio Gouveia, Ana Rodrigues, Cíntia França & Hélio Antunes | |
Por uma pandemia da felicidade através das escolas | Ricardo Alves, Hélio Antunes, Ana Rodrigues, Élvio Gouveia & Hélder Lopes | |
Ensino da Biologia-Geologia em contexto pandémico: Um estudo de caso | Sílvia Carreira | |
Educação e pandemia: O contexto insular perante ameaças globais | Jesus Maria Vaz Fernandes | |
Repensando o futuro da qualidade do Ensino Superior | Rogéria Soares & Jesus Maria Vaz Fernandes | |
Teoria crítica e projeto educativo da escola | Alexandra Leonor Alves, Maria Oriana Sousa, Sara Beatriz Rocha & Rogéria Soares | |
A profissão docente em tempos de pandemia | Adérita Fernandes & Fernando Correia | |
Educação X Pandemia: A condição pandémica vivenciada pelas escolas promoveu mudanças no cotidiano escolar, neste contexto é possível utilizar a inovação no fazer pedagógico?
Errata: Página 178 - Onde se lê "Suzana Nery Vieira", deve ler-se "Suzana Nery Viana". Onde se lê "Secretaria Municipal de Educação de Pernambuco", deve ler-se "Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco". https://doi.org/10.34640/univmadeira2025simascorreiavieira |
Simone Silva Simas, Fernando Correia, Suzana Nery Viana & Maria Suely Cavalcante | |
Perceção de professores sobre o uso das tecnologias nas suas práticas durante a pandemia
Errata: Página 185 - Onde se lê "Secretaria Municipal de Educação de Pernambuco", deve ler-se "Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco". https://doi.org/10.34640/univmadeira2025vianacorreiasimas |
Suzana Nery Viana, Fernando Correia, Simone Silva Simas & Maria Suely Cavalcante | |
Pedagogia itinerante na pandemia: Questões interculturais em relação à diversidade das comunidades ciganas | Andreia da Silva Pereira & Mariana Fernandes dos Santos | |
Simulação clínica, um desafio atual | Fernando Correia & Norberto Ribeiro | |
Perspetivas da Prática Pedagógica de Educação de Infância em tempo de Pandemia COVID-19: Relatos de uma experiência | Ana França Kot-Kotecki , Guida Mendes & Valdemar Sousa | |
As expressões em contratempo de COVID-19 no contexto de formação em Educação Básica | Natalina Cristóvão, Ana França Kot-Kotecki & Valdemar Sousa | |
Impactos da pandemia da COVID-19 nos processos de autonomia e flexibilidade curricular: Que desafios? | Gorete Pereira, Nuno Fraga & Sofia Silva | |
A resposta educativa da Proteção Civil Europeia (Echo) à COVID-19 | Liliana Rodrigues & Gregório Freitas | |
Educação e comunidades em recuperação | Liliana Rodrigues | |
Dados abertos governamentais: O cenário das escolas no nordeste brasileiro durante a pandemia da COVID-19 | Eneida Santana Goulart, Tereza Kelly Carneiro & Roberto Luiz Monteiro | |
A psicologia escolar e educacional na regulação emocional de estudantes frente às disrupturaspsicossociais no período pandêmico: Um relato de experiência | Camila Tavares & Tereza Kelly Carneiro | |
O rumo do Erasmus+ em tempo de pandemia | Bárbara Pereira & Liliana Rodrigues | |
Educação inclusiva em contexto de pandemia: Implicações e desafios | Bárbara Pereira, Cátia Gonçalves & Luís Vieira | |
Sequência didática gamificada: Um caminho para o ensino da lógica no ensino médio integrado no contexto da pandemia | Vania Bezerra, Luzia Matos Mota & Tereza Kelly Carneiro | |
A pandemia como fator de mudanças no IFBA: As lições para uma organização em tempos de crise | Maria Luz Santos & Luzia Matos Mota | |
Saúde e utilização de meios digitais | Catarina Santana & Dalila Perneta | |
Engagement dos docentes no trabalho: Um olhar às implicações da pandemia | Luís Vieira | |
Educação e flexibilidade curricular em tempos de pandemia: Efeitos na gestão curricular e pedagógica de uma escola básica e secundária da RAM | Sofia Silva, Nuno Fraga & Gorete Pereira | |
Artefactos de mediação semiótica e aprendizagem matemática: Um robô em enfermarias COVID | Sónia Martins & Cátia Santos | |
A importância da participação nas feiras de ciências no período da pandemia da COVID-19 | Fernanda Pereira de Brito & Jancarlos Menezes Lapa | |
Construção de sequências didáticas (SD) em tempos de pandemia como promoção da iniciação científica | Andréia Dantas, Fernanda de Brito, Débora dos Santos & Jancarlos Menezes Lapa | |
Tecnologia e formação docente em tempos de pandemia: Da reflexão à prática | Ana Carla Sá & Jancarlos Menezes Lapa | |
Educação infantil e COVID-19 nas Ilhas Canárias: Testemunhos de professores e familiares | Cecilia Becerra Brito | |
Reflexões pedagógicas: relação escola-família em contexto pandémico | Carla Gonçalves | |
De que forma a COVID-19 implicou uma nova perceção e educação sobre a atividade física? | Gonçalo Castanha, Élvio Rúbio Gouveia & Liliana Rodrigues | |
© CIE-UMa