BrandBrand

LIÇÕES DA PANDEMIA

Organizadores: Ana França Kot-Kotecki & Carlos Nogueira Fino
Edição: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
1.ª Ed.: Julho 2025
ISBN: 978-989-9062-61-0
DOI: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2025kot-koteckifino

Livro completo (PDF)
Capítulo Autor(es)
Lições pós-pandemia: Rumo a modelos híbridos no Ensino Superior Manuel Area-Moreira PDF
O futuro todo de uma vez Carlos Nogueira Fino PDF
Educação ambiental à distância: É possível?! Hélder Spínola PDF
Desafios para a educação ambiental num mundo pós-COVID-19: Reflexão crítica sobre o projeto educativo Emc2 numa perspetiva internacional Maria Alexandra Lima & Lia Vasconcelos PDF
Pedagogia de proximidade (à distância) Maria José Camacho & Sónia Augusta PDF
O projeto NAMORArte+, por relações igualitárias e livres de violência Maria João Cardona & Eliana Madeira PDF
As questões de género na idade pré-escolar: O que dizem as crianças Maria João Cardona & Catarina Gomes Silva PDF
Vivência da pandemia a quatro dimensões: Liderança, investigação, prática pedagógica, maternidade – contextos distintos com impacto na infância Mariana Estrela PDF
Experiência de ensino remoto de emergência em Educação Profissional e Tecnológica durante a pandemia de COVID-19: Um caso em Educação Superior no IFBA, campus de Lauro de Freitas Adriana dos Santos, Gabriela dos Santos, Maria Barreto & Marcelo Pereira PDF
A pandemia da inatividade: As ferramentas digitais como instrumento de atuação Hélder Lopes, Élvio Gouveia, Ana Rodrigues, Cíntia França & Hélio Antunes PDF
Por uma pandemia da felicidade através das escolas Ricardo Alves, Hélio Antunes, Ana Rodrigues, Élvio Gouveia & Hélder Lopes PDF
Ensino da Biologia-Geologia em contexto pandémico: Um estudo de caso Sílvia Carreira PDF
Educação e pandemia: O contexto insular perante ameaças globais Jesus Maria Vaz Fernandes PDF
Repensando o futuro da qualidade do Ensino Superior Rogéria Soares & Jesus Maria Vaz Fernandes PDF
Teoria crítica e projeto educativo da escola Alexandra Leonor Alves, Maria Oriana Sousa, Sara Beatriz Rocha & Rogéria Soares PDF
A profissão docente em tempos de pandemia Adérita Fernandes & Fernando Correia PDF
Educação X Pandemia: A condição pandémica vivenciada pelas escolas promoveu mudanças no cotidiano escolar, neste contexto é possível utilizar a inovação no fazer pedagógico?

Errata: Página 178 - Onde se lê "Suzana Nery Vieira", deve ler-se "Suzana Nery Viana". Onde se lê "Secretaria Municipal de Educação de Pernambuco", deve ler-se "Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco".

https://doi.org/10.34640/univmadeira2025simascorreiavieira
Simone Silva Simas, Fernando Correia, Suzana Nery Viana & Maria Suely Cavalcante PDF
Perceção de professores sobre o uso das tecnologias nas suas práticas durante a pandemia

Errata: Página 185 - Onde se lê "Secretaria Municipal de Educação de Pernambuco", deve ler-se "Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco".

https://doi.org/10.34640/univmadeira2025vianacorreiasimas
Suzana Nery Viana, Fernando Correia, Simone Silva Simas & Maria Suely Cavalcante PDF
Pedagogia itinerante na pandemia: Questões interculturais em relação à diversidade das comunidades ciganas Andreia da Silva Pereira & Mariana Fernandes dos Santos PDF
Simulação clínica, um desafio atual Fernando Correia & Norberto Ribeiro PDF
Perspetivas da Prática Pedagógica de Educação de Infância em tempo de Pandemia COVID-19: Relatos de uma experiência Ana França Kot-Kotecki , Guida Mendes & Valdemar Sousa PDF
As expressões em contratempo de COVID-19 no contexto de formação em Educação Básica Natalina Cristóvão, Ana França Kot-Kotecki & Valdemar Sousa PDF
Impactos da pandemia da COVID-19 nos processos de autonomia e flexibilidade curricular: Que desafios? Gorete Pereira, Nuno Fraga & Sofia Silva PDF
A resposta educativa da Proteção Civil Europeia (Echo) à COVID-19 Liliana Rodrigues & Gregório Freitas PDF
Educação e comunidades em recuperação Liliana Rodrigues PDF
Dados abertos governamentais: O cenário das escolas no nordeste brasileiro durante a pandemia da COVID-19 Eneida Santana Goulart, Tereza Kelly Carneiro & Roberto Luiz Monteiro PDF
A psicologia escolar e educacional na regulação emocional de estudantes frente às disrupturaspsicossociais no período pandêmico: Um relato de experiência  Camila Tavares & Tereza Kelly Carneiro PDF
O rumo do Erasmus+ em tempo de pandemia Bárbara Pereira & Liliana Rodrigues PDF
Educação inclusiva em contexto de pandemia: Implicações e desafios Bárbara Pereira, Cátia Gonçalves & Luís Vieira PDF
Sequência didática gamificada: Um caminho para o ensino da lógica no ensino médio integrado no contexto da pandemia Vania Bezerra, Luzia Matos Mota & Tereza Kelly Carneiro PDF
A pandemia como fator de mudanças no IFBA: As lições para uma organização em tempos de crise Maria Luz Santos & Luzia Matos Mota PDF
Saúde e utilização de meios digitais Catarina Santana & Dalila Perneta PDF
Engagement dos docentes no trabalho: Um olhar às implicações da pandemia Luís Vieira PDF
Educação e flexibilidade curricular em tempos de pandemia: Efeitos na gestão curricular e pedagógica de uma escola básica e secundária da RAM Sofia Silva, Nuno Fraga & Gorete Pereira PDF
Artefactos de mediação semiótica e aprendizagem matemática: Um robô em enfermarias COVID Sónia Martins & Cátia Santos PDF
A importância da participação nas feiras de ciências no período da pandemia da COVID-19 Fernanda Pereira de Brito & Jancarlos Menezes Lapa PDF
Construção de sequências didáticas (SD) em tempos de pandemia como promoção da iniciação científica Andréia Dantas, Fernanda de Brito, Débora dos Santos & Jancarlos Menezes Lapa PDF
Tecnologia e formação docente em tempos de pandemia: Da reflexão à prática Ana Carla Sá & Jancarlos Menezes Lapa PDF
Educação infantil e COVID-19 nas Ilhas Canárias: Testemunhos de professores e familiares Cecilia Becerra Brito PDF
Reflexões pedagógicas: relação escola-família em contexto pandémico Carla Gonçalves PDF
De que forma a COVID-19 implicou uma nova perceção e educação sobre a atividade física? Gonçalo Castanha, Élvio Rúbio Gouveia & Liliana Rodrigues PDF

© CIE-UMa